
A Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (22), 17 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de garimpo ilegal em terras indígenas. Segundo a investigação, o minério extraído ilegalmente era exportado para empresas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e Itália.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Tocantins e estão sendo cumpridos em Goiânia (GO), São Paulo (SP) e em cinco cidades do Pará. A operação foi chamada de Bullion e é um desdobramento da operação Kukuanaland, realizada em fevereiro deste ano.
O ouro era extraído ilegalmente de reservas indígenas e unidades de conservação federal no Pará, em grandes garimpos na divisa com à Terra Indígena Kayapó, em Bannach (PA).
A investigação apontou que o minério vinha sendo “esquentado”, por meio de notas fiscais falsas declarando que o ouro tinha sido extraído de um garimpo legalizado em Natividade, no sudeste do Tocantins.
Durante a investigação, a Polícia Federal identificou os crimes de extração do minério de áreas proibidas, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, transporte, comercialização e exportação do ouro ilegal. As penas somadas podem chegar a 29 anos de prisão.
Tocantins Polícia Civil e PRF prendem quadrilha interestadual que furtava veículos de luxo no Tocantins
Brasília Feminicídio: mulher é morta pelo companheiro com facada nas costas, no DF
Brasília Preso por sequestrar e estuprar menina de 12 anos, em Brasília, fez postagem contra pedofilia em rede social
Palmas O corpo de um homem foi encontrado dentro de um carro incendiado no início da manha deste domingo, 29, no setor Jardim Laila, na região sul de Palmas.
Palmas Suspeito de matar homem com nove tiros na frente de casa é preso
Lagoa do Tocantins Marido é suspeito de matar esposa no interior do Tocantins
Palmas Suspeitos de executar dono de postos na frente da esposa e dos filhos são denunciados pelo MPE
Palmas Dois suspeitos de tráfico de drogas são presos em Palmas com armas ilegais
Palmas AGORA: Homem é morto a tiros no setor Morada do Sol III, região sul de Palmas; Capital já soma 88 mortes apenas em 2023 Mín. 18° Máx. 27°