A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) celebra neste 1º de julho, o Dia da Vacina BCG, imunização que protege contra formas graves da tuberculose, doença contagiosa provocada pela bactériaMycobacterium Tuberculosis. A vacina, que foi criada em 1921 pelos cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin, chegou ao Brasil em 1925 e atualmente está inserida no Calendário Nacional da Criança, do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS), salvando vidas e proporcionando saúde.
No braço direito, os recém-nascidos e crianças de até cinco anos de idade são imunizados com a vacina BCG e, quase sempre, deixam uma cicatriz característica no local que foi aplicada. Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase também são indicados a tomar a vacina que é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e maternidades do estado.
O Tocantins se destaca positivamente na imunização contra as formas graves da tuberculose com a vacina BCG. Em 2024, o estado distribuiu mais de 72 mil doses do imunizante e registrou uma cobertura vacinal de 107,94%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 90%.
Taysa Moura e Lucas Oliveira levaram o bebê Murilo Moura, de quatro dias, para tomar a vacina BCG no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). “É essencial deixar atualizada a carteira de vacinação do bebê, pois isso além de muito importante, nos deixa mais tranquilos com essa proteção”, pontuou Taysa.
A técnica de enfermagem do HMDR, Maria da Conceição, ressaltou que a vacina BCG é uma imunização muito necessária, que protege contra a tuberculose. “Hoje, graças à ciência, temos essa imunização excelente, que salva muitas vidas”, enfatizou.
“A minha filha tomou a vacina BCG no dia que nasceu aqui no HMDR. Hoje ela tem 19 dias de vida e sempre a levo para vacinar, porque vai proteger muito ela de doenças”, salientou Kailane Ribeiro, mãe da bebê Isis Ribeiro.
Mín. 17° Máx. 35°