
Com a implantação de cinco Usinas Solares Fotovoltaicas em pontos estratégicos da cidade, a Prefeitura de Palmas se destaca com uma produção energética sustentável e econômica para o Município. O sistema tem capacidade para gerar em média 540.060 kWh de energia por mês, totalizando aproximadamente 6,48 milhões de kWh ao ano. Isso deve resultar em uma economia média mensal de R$ 444,4 mil. Em um ano a economia prevista é superior a R$ 5,3 milhões para o Município.
Com um investimento de retorno estimado em dois anos e oito meses, período em que a energia gerada pelo sistema começa a gerar lucro, pagando o custo da instalação e equipamentos, Palmas consolida sua posição como referência em energia renovável aplicada à gestão pública.
A maior usina do projeto está no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues Parque do Povo, onde estão instalados 7.606 painéis, 5.850 em solo, 1.200 no estacionamento coberto, que ainda cria 160 novas vagas para veículos, e 556 no telhado da edificação. A ampliação do estacionamento coberto (carports solares) com a utilização das placas foi planejada para atender à programação do Centro de Convenções, garantindo mais funcionalidade. O parque concentra 70% dos painéis do complexo e representa um dos maiores polos públicos de geração de energia solar da região Norte, com capacidade instalada de 3,2 MW.
O sistema completo é composto por 8.110 painéis solares e 45 inversores distribuídos em cinco usinas, localizadas no Parque do Povo, nas Feiras da Arno 33 (307 Norte), da 304 Sul (Arse 31), do Jardim Aureny, além da Agência Municipal de Turismo (Agtur). A energia gerada é convertida em créditos de compensação para mais de 20 órgãos e secretarias municipais, entre eles, as Secretarias de Educação, de Saúde, de Infraestrutura e Obras Públicas, de Mobilidade Urbana, da Mulher, além do gabinete do Prefeito, Fundação de Esporte e Lazer e Agência de Turismo.
Sustentabilidade
A escolha do Parque do Povo para a principal usina considerou critérios técnicos e ambientais, já que 95% da área estava degradada por processos naturais, minimizando impactos da implantação. Sua localização privilegiada torna o parque uma vitrine para o incentivo ao uso de energia limpa e renovável.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro, ressaltou que a ação reforça o compromisso da gestão com inovação e eficiência. “O uso de energia solar posiciona a capital do Tocantins na vanguarda da transição energética no Brasil. Essa medida proporcionará redução nos custos com energia elétrica e maior eficiência na gestão dos recursos públicos. Esse é um projeto que une economia, responsabilidade ambiental e visão de futuro. Estamos investindo hoje para colher benefícios por décadas e inspirar outras cidades a seguir o mesmo caminho”, destacou.
Texto: Alcione Luz
Edição: Juliana Matos


Paraíso do Tocantins PREFEITO DE PARAÍSO CELSO MORAIS, PARTICIPARÁ DE MAIS UM EVENTO A NÍVEL NACIONAL EM BRASÍLIA
Palmas - TO Fernando Guedes agita a quarta noite do 33º Arraiá da Capital
Palmas - TO Arraiá da Capital tem aprovação do público encantado com festa, alegria e cultura junina
Palmas - TO Moleca Sapeca e Dorivã fazem público dançar e levantar poeira na terceira noite do Arraiá da Capital
Palmas - TO Projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ fortalece alimentação saudável em escolas de Palmas
Palmas - TO Banheiros da Praia da Graciosa são reabertos após reforma para melhoria da estrutura
Palmas - TO Saúde de Palmas capacita cerca de 40 enfermeiros da Atenção Primária em cateterismo vesical
Palmas - TO Caps AD III em Palmas realiza Arraiá com participação de pacientes e funcionários como parte das comemorações de seus 15 anos
Palmas - TO Falamansa anima a segunda noite do Arraiá da Capital com sucessos do forró universitário Mín. 18° Máx. 27°