
Com foco na promoção da educação continuada dos profissionais enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, assim como na instrumentalização das próprias unidades, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou o curso ‘Capacitação em Cateterismo Vesical de Demora e Alívio’. Desenvolvida pela Diretoria da Atenção Primária, a capacitação foi encerrada nesta sexta-feira, 27, após três dias de aulas teóricas e práticas, com a entrega de kits específicos para a execução do procedimento.
Coordenadora do Distrito da Região Norte da Diretoria de Atenção Primária da Semus, a enfermeira Gislane Aneanes foi uma das responsáveis por ministrar os conteúdos durante o curso, que transcorreu nestas quarta, 25, quinta, 26, e sexta-feira, 27, das 8 às 12 horas, sendo três diferentes turmas a cada dia. De acordo com Gislane, a capacitação foi um sucesso.
“Quem participou saiu com mais conhecimento e mais autonomia para realizar o procedimento com maior domínio das técnicas que devem ser aplicadas e, também, das resoluções da profissão. Superamos as expectativas”, garantiu.
Qualificação do atendimento
Enfermeiro que atua na USF Laurides Lima Milhomem, localizada no Jardim Aureny III, Klebber Vital foi um dos inscritos na capacitação. Segundo o profissional, manter as equipes da linha de frente do atendimento familiar em constante aprimoramento é essencial para a qualidade do serviço entregue à população.
“Toda capacitação nos leva a entregar um atendimento cada vez melhor. E esta foi essencial, porque há muitas demandas pelo cateterismo nas unidades de atenção primária, que é a porta de entrada dos pacientes da saúde municipal”, comemorou.
Parcerias
Foram parceiras da Semus na realização da ‘Capacitação em Cateterismo Vesical de Demora e Alívio’ a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que se responsabilizou pelo processo de inscrições e pela emissão dos certificados para os participantes; além da Universidade Luterana de Palmas Ceulp/Ulbra, que disponibilizou o laboratório e manequins para a realização das aulas teóricas e práticas.
Kits
Ao todo, foram entregues 34 kits de cateterismo vesical que serão distribuídos em cada uma das USFs da cidade. Cada kit é composto por uma bandeja, uma cuba-rim, uma cuba-redonda, uma pinça e gazes.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Denis Rocha

Paraíso do Tocantins PREFEITO DE PARAÍSO CELSO MORAIS, PARTICIPARÁ DE MAIS UM EVENTO A NÍVEL NACIONAL EM BRASÍLIA
Palmas - TO Fernando Guedes agita a quarta noite do 33º Arraiá da Capital
Palmas - TO Arraiá da Capital tem aprovação do público encantado com festa, alegria e cultura junina
Palmas - TO Moleca Sapeca e Dorivã fazem público dançar e levantar poeira na terceira noite do Arraiá da Capital
Palmas - TO Projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ fortalece alimentação saudável em escolas de Palmas
Palmas - TO Banheiros da Praia da Graciosa são reabertos após reforma para melhoria da estrutura
Palmas - TO Caps AD III em Palmas realiza Arraiá com participação de pacientes e funcionários como parte das comemorações de seus 15 anos
Palmas - TO Falamansa anima a segunda noite do Arraiá da Capital com sucessos do forró universitário
Palmas - TO Cenografia do Arraiá da Capital encanta público e valoriza tradições juninas Mín. 22° Máx. 35°