
A Prefeitura de Palmas inaugurou na terça-feira, 17, a nova base da Subprefeitura da região sul, localizada no Jardim Aureny III. Vinculada à Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzu), a unidade é comandada pelo subprefeito Júnior Brasão, e passa a funcionar como referência para atendimento de demandas nos setores de Taquaralto e Jardim Aureny I, II, III e IV.
O prédio, onde funcionava o antigo AMA, encontrava-se abandonado e passou por reforma para abrigar a nova unidade. A Zeladoria foi responsável pelos serviços de limpeza geral, poda de árvores, paisagismo e pintura de meio-fio, garantindo melhores condições para o funcionamento do espaço.
A Semzu também executa a implantação de áreas de lazer que farão parte do conjunto urbanístico do Parque dos Pioneiros. O projeto inclui campinho esportivo, quadra de vôlei de areia, pista deskate,playgrounde trilhas com áreas de caminhada.
Jardim Sensorial
Um dos destaques é a construção de uma praça sensorial, voltada ao acolhimento e estímulo de crianças neurodivergentes. Com projeto em desenvolvimento, o jardim será localizado no setor Santa Bárbara, em frente ao Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Cantinho da Alegria. O espaço contará com pisos de texturas variadas, plantas aromáticas, fontes de água e pergolados, estimulando os cinco sentidos de forma integrada e terapêutica, com foco na inclusão social e no desenvolvimento motor e cognitivo.
O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Marcílio Guilherme Ávila, reforçou a importância da nova unidade e da parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. “A pedido do secretário Ronaldo Dimas, a Zeladoria foi convidada a contribuir com a execução da praça e das estruturas de apoio. Será um ponto de convivência e acolhimento da comunidade, com áreas que promovem bem-estar, lazer e inclusão”.
Espaço integrado para soluções
O subprefeito de Taquaralto e Aurenys, Júnior Brasão, destacou a importância da base. “Representa a descentralização dos serviços públicos. A chegada do Parque dos Pioneiros é um sonho da comunidade. Estamos falando de um parque com 8 km de extensão, que vai contar com escolas, creches e espaços de lazer que antes não existiam por aqui”.
O local também abrigará o Laboratório de Articulação Urbana, com estrutura para integrar políticas públicas e ouvir as demandas da população, com foco na construção de soluções para o território. Estão previstos equipamentos nas áreas de saúde, educação, mobilidade, esporte e cultura.
O secretário-executivo de Planejamento Urbano, Lúcio Cavalcante, reforçou o papel do projeto. “Entregamos a primeira etapa do Parque dos Pioneiros com a implantação pela Zeladoria com a Subprefeitura da região Sul. Essa estrutura dará início à transformação urbana da região, que em pouco tempo será percebida por toda a comunidade”.
Texto: Jéssica Sá
Edição: Denis Rocha



Paraíso do Tocantins PREFEITO DE PARAÍSO CELSO MORAIS, PARTICIPARÁ DE MAIS UM EVENTO A NÍVEL NACIONAL EM BRASÍLIA
Palmas - TO Fernando Guedes agita a quarta noite do 33º Arraiá da Capital
Palmas - TO Arraiá da Capital tem aprovação do público encantado com festa, alegria e cultura junina
Palmas - TO Moleca Sapeca e Dorivã fazem público dançar e levantar poeira na terceira noite do Arraiá da Capital
Palmas - TO Projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ fortalece alimentação saudável em escolas de Palmas
Palmas - TO Banheiros da Praia da Graciosa são reabertos após reforma para melhoria da estrutura
Palmas - TO Saúde de Palmas capacita cerca de 40 enfermeiros da Atenção Primária em cateterismo vesical
Palmas - TO Caps AD III em Palmas realiza Arraiá com participação de pacientes e funcionários como parte das comemorações de seus 15 anos
Palmas - TO Falamansa anima a segunda noite do Arraiá da Capital com sucessos do forró universitário Mín. 18° Máx. 27°