
Encerrando a programação da Semana da Prevenção contra as Drogas, a Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP) realizou, nesta quarta-feira, 18, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), uma ação educativa com estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio integrado. O objetivo foi reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e promover a conscientização sobre os riscos do uso de drogas, especialmente entre adolescentes e jovens em idade escolar.
A ação teve como foco principal uma roda de conversa com o tema ‘Saúde mental e prevenção contra as drogas: conscientização do jovem em idade escolar’, conduzida pela psicóloga Karla Joane de Freitas da Silva. Durante o encontro, foram debatidas as principais vulnerabilidades emocionais enfrentadas por adolescentes e como essas fragilidades podem estar associadas ao início do uso de substâncias químicas.
“Cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes é uma estratégia fundamental de prevenção. Quando emocionalmente fortalecidos e bem inseridos socialmente, esses jovens se tornam menos suscetíveis às influências do álcool e outras drogas. Uma mente saudável permite que eles se reconheçam como indivíduos capazes de fazer escolhas conscientes e construir um futuro com mais autonomia e propósito”, destacou Karla Joane.
Participação
A roda de conversa teve grande receptividade entre os estudantes, que participaram ativamente, compartilharam experiências e demonstraram interesse pelo tema. “Tudo que está sendo dito aqui me fez refletir profundamente sobre minha trajetória desde a infância. Sempre fui orientada a tomar cuidado com vícios, por conta de uma condição emocional que me torna mais suscetível. Desde muito nova, decidi que não usaria substâncias que poderiam me tornar dependente. Compartilhar o que penso, posso ajudar outras pessoas a pensarem sobre suas escolhas e entenderem que é possível dizer não”, disse, a estudante do 1° ano do ensino médio, Sophia Coeli Mota Bringel, 15 anos.
Já para o estudante do 1° ano do ensino médio, Yago Alves de Oliveira, de 15 anos, a conversa trouxe clareza sobre escolhas e consequências. “Achei importante falarem de saúde mental de forma tão direta, pois nós jovens, ainda estamos descobrindo como lidar com a vida e, muitas vezes, enfrentamos problemas emocionais que nos tornam mais vulneráveis. Por isso, é tão importante abordar temas como o uso de drogas e bebidas alcoólicas, mostrando que esses são refúgios momentâneos e que existem caminhos mais saudáveis para lidar com as dificuldades”.
O gerente de Políticas sobre Drogas da FJP, Abelino Rodrigues, destacou o papel da instituição na promoção de uma juventude mais consciente e saudável. “Essa ação com os alunos do ensino médio reforça o compromisso do nosso órgão com a promoção da saúde e do bem-estar dos nossos jovens. Prevenir o uso de drogas não é apenas alertar sobre os riscos, mas oferecer escuta, orientação e alternativas saudáveis. É por isso que investimos em ações como esta, que dialogam diretamente com os adolescentes e os ajudam a construir um futuro com mais autonomia e consciência”, ressaltou.
Texto: Renata Pessoa
Edição: Denis Rocha

Paraíso do Tocantins PREFEITO DE PARAÍSO CELSO MORAIS, PARTICIPARÁ DE MAIS UM EVENTO A NÍVEL NACIONAL EM BRASÍLIA
Palmas - TO Fernando Guedes agita a quarta noite do 33º Arraiá da Capital
Palmas - TO Arraiá da Capital tem aprovação do público encantado com festa, alegria e cultura junina
Palmas - TO Moleca Sapeca e Dorivã fazem público dançar e levantar poeira na terceira noite do Arraiá da Capital
Palmas - TO Projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ fortalece alimentação saudável em escolas de Palmas
Palmas - TO Banheiros da Praia da Graciosa são reabertos após reforma para melhoria da estrutura
Palmas - TO Saúde de Palmas capacita cerca de 40 enfermeiros da Atenção Primária em cateterismo vesical
Palmas - TO Caps AD III em Palmas realiza Arraiá com participação de pacientes e funcionários como parte das comemorações de seus 15 anos
Palmas - TO Falamansa anima a segunda noite do Arraiá da Capital com sucessos do forró universitário Mín. 22° Máx. 34°