
O Governo do Tocantins, por meio da Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou nesta quinta-feira, 23, uma reunião de orientação para os municípios preencherem o Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira referente ao exercício de 2022 no Sistema Suasweb.
O Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira é um instrumento eletrônico, utilizado pelos gestores de Assistência Social, para o registro de suas prestações de contas, que deverão ser submetidas à manifestação do Conselho de Assistência Social, entidade competente para verificação quanto ao cumprimento da finalidade dos recursos.
A superintendente de Desenvolvimento Social da Setas, Luzia América Gama de Lima, abriu a reunião representando o secretário da Setas, Jonis Calaça, e falou sobre a importância das orientações. “Esse momento é fundamental para que vocês possam tirar dúvidas e trabalhar com segurança no preenchimento do instrumento. Quero que saibam que podem contar com toda nossa equipe, queremos andar junto com vocês”, declarou a gestora.
Participam da reunião de orientação os secretários de Assistência Social ou adjuntos, técnicos da área financeira e os secretários executivos ou presidentes do Conselho Municipal de Assistência Social.
De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social de Araguanã, Ângela Maria Rodrigues, as orientações são fundamentais para os municípios. “São muitas informações a serem preenchidas e, muitas vezes, sofremos com a grande mudança das equipes técnicas. A nossa sorte é de que a equipe da Setas é muito presente, sempre nos informando dos prazos e nos ajudando a lidar com todos os sistemas”, destacou.
Quem também reforçou a importância da reunião foi a operadora do Sistema em Silvanópolis, Maria da Guia. “Houve muitas mudanças no preenchimento do demonstrativo, então este momento de aprender e tirar dúvidas é essencial”, afirmou.
Prazos
O Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira está aberto para o preenchimento desde o dia 27 de outubro. A partir desta data, são 60 dias para a sua finalização. Após este prazo, os Conselhos de Assistência Social terão 30 dias para encaminhar o parecer no Sistema Suasweb. Para tanto, o sistema CadSuas deverá estar atualizado, para que não ocorra nenhum problema na finalização do referido instrumento.
Logo, os gestores deverão lançar as informações até o dia 27 de dezembro e os respectivos conselhos deverão se manifestar acerca do cumprimento das finalidades dos repasses da execução dos serviços, programas e projetos socioassistenciais até o dia 27 de janeiro 2024.
Contato
Os telefones de contato para informações são da Gerência de Gestão do SUAS/Vigilância Socioassistencial (63) 3218-1906 e (63) 3218-1914.
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina
Tocantins Em municípios da região do Bico do Papagaio, Governo do Tocantins promove capacitações sobre o combate ao trabalho escravo
Tocantins Governo do Tocantins intensifica capacitação e apoio técnico a municípios prioritários para melhorar gestão do Programa Bolsa Família
Tocantins Governo do Tocantins qualifica municípios para uso do Sistema de Benefícios do Cidadão
Tocantins Governo do Tocantins promove 2ª etapa de capacitação para coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins capacita profissionais da Proteção Social Especial Mín. 18° Máx. 27°