O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS), o Treinamento e Capacitação do Sistema de Benefícios do Cidadão (Sibec). O público-alvo da capacitação são coordenadores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF) ou técnicos operadores do sistema, entrevistadores e digitadores, que não tenham participado do treinamento em 2024.
A primeira turma da capacitação ocorre nessa terça e quarta-feira, 24 e 25, a partir das 8 horas, no Hotel Pousada dos Girassóis, localizado na Quadra 103 Sul, Conj. 03, Lote 39 B e 39 C, Centro, em Palmas. A segunda turma será capacitada dias 26 e 27; a terceira de 1º a 2 de julho, e a quarta turma será nos dias 3 e 4; sempre no mesmo local.
A diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e dos Programas Especiais da Setas, Rosane Voltorini, destaca que a coordenação municipal do Programa Bolsa Família tem papel fundamental de atuação na gestão de benefícios do Programa. “A coordenação municipal é responsável pela operacionalização das atividades de bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reversão de cancelamento dos benefícios que são realizadas no Sibec [Treinamento e Capacitação do Sistema de Benefícios do Cidadão], por isso, precisam estar bem capacitados”.
O Sibec é a plataforma central para o acesso às informações e pagamentos de benefícios, instrumento crucial para a gestão e a geração da folha de pagamento do Bolsa Família, além de permitir que as gestões municipais consultem dados e emitam relatórios sobre os benefícios.
A Caixa Econômica Federal atua como agente operador do programa e responsável pela execução, manutenção e capacitação dos usuários do sistema.
Capacitação
A capacitação atende quatro turmas com 25 vagas cada; sendo uma vaga para município de pequeno porte I e II e três vagas para os municípios de médio e grande porte.
A coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família de Novo Acordo, Dieila Alves Pereira, ressalta a importância da capacitação. “Apesar de já estar atuando e ter aprendido o serviço com a servidora anterior, acho importante essa capacitação e estou pronta para perguntar e tirar todas as minhas dúvidas”.
A coordenadora do município de Tabocão, Káttilla Rodrigues de Sousa, reforçou que também já atua no sistema desde janeiro e que consegue realizar as atividades necessárias. “Aprendi com a colega que atuava anteriormente e consigo realizar as tarefas necessárias, mas agora espero aprender a fundo todas as funções do sistema”.
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