
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), prorrogou as inscrições nos editais da Lei Paulo Gustavo (Lei nº 195, de 8 de julho de 2022). O prazo que se encerraria neste domingo, 29 de outubro, foi estendido até 3 de novembro, às 23h59. Com isso, a plataformalpg.to.gov.brcontinuará aberta até essa data para receber propostas nos cinco editais em curso: Artes Tocantins 2023; Prêmio Mérito Cultural Tocantins 2023; Prêmio Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas do Tocantins; Prêmio Culturas Tradicionais e Populares do Tocantins e Audiovisual Tocantins 2023 – este que já havia sido prorrogado no início da semana.
“Além de conferir tratamento igualitário aos diversos segmentos, visto que o edital do audiovisual já havia sido prorrogado, a decisão de estender o prazo de inscrições dos demais editais visa garantir que todos os fazedores de cultura tenham a oportunidade de apresentar suas propostas e concorrer aos recursos da Lei Paulo Gustavo”, explicou o secretário da Cultura, Tião Pinheiro. A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) já havia enviado ofício à Secult, nesta quinta-feira, 26, em que solicitava a prorrogação do prazo de inscrição para o Edital Artes Tocantins 2023. Os editais de retificação com o novo prazo final de inscrições serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 27.
Live tira-dúvidas
Para fornecer informações e orientação sobre essas oportunidades culturais, a Secult realizará uma live interativa nesta sexta-feira, 27, a partir das 19h. O evento on-line tem como objetivo esclarecer dúvidas dos fazedores de cultura quanto aos editais, critérios de participação, uso da plataforma de inscrição etc. A transmissão será feita simultaneamente pelo canal da Secult no YouTube (https://www.youtube.com/@cultura_to/videos) e pelo Instagram (@culturato).
Outra iniciativa para incentivar e facilitar a participação de agentes culturais é aLPG na Estrada. Com mais de seis mil quilômetros percorridos desde o dia 17 de outubro e que segue até este fim de semana, a ação conta com facilitadores percorrendo o interior do Estado em busca ativa, ou seja, fazendo contato direto com fazedores de cultura para orientar e auxiliar na inscrição de projetos culturais para concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo. São quatro grupos distribuídos nas regiões norte, centro, sudeste e sudoeste do Estado, para chegar ao maior número possível de agentes culturais.
Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) destina recursos emergenciais para a cultura brasileira em resposta aos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19, sendo o maior investimento já realizado no setor. Do montante destinado ao Tocantins, R$ 25,5 milhões serão executados diretamente pelo Governo do Estado, através da Secult, enquanto outros R$ 16 milhões serão executados diretamente pelos 137 municípios que aderiram à lei.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 18° Máx. 27°