
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 10, o resultado definitivo da avaliação dos artesãos individuais e das entidades representativas que participaram do processo de seleção para participação na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), maior feira de artesanato da América Latina, que ocorrerá em Olinda/PE, entre os dias 9 e 20 de julho. O documento também pode ser conferido na página da Secult, na abaeditais.
A classificação dos artesãos e das entidades representativas foi feita na seguinte ordem de prioridade: artesãos PcD, artesãos indígenas, artesãos quilombolas, artesãos e entidades representativas de ampla concorrência, com os objetivos de garantir a inclusão, a valorização da diversidade cultural e a equidade na seleção dos participantes.
Na categoria artesãos indígenas, foi selecionada Terezinha Tukwãi Xerente, da cidade de Tocantínia. A artesã atua no ramo de capim-dourado e fibra de buriti. Na ampla concorrência, foram selecionados: Bruna Tágna Fernandes Araújo, também da cidade de Tocantínia, que atua no ramo de capim-dourado; Emerson Leitão Filho, da cidade de Gurupi, que trabalha com madeira, argila e pedra; e, na categoria carta-convite, Elpídio de Paula Neto, da cidade de Palmas, que atua com madeira, casca, caule e raiz.
Já entre as entidades representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo), foi selecionada, na categoria indígena, a entidade Artesãos Iny Mahadu, que realiza artesanato com argila, madeira e palha.
Na categoria ampla concorrência, foram selecionadas as seguintes entidades: Associação Dourada, da cidade de Novo Jardim; Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), de Gurupi; e Associação Dianopolina de Artesãos (ADA), de Dianópolis. Todas desenvolvem artesanatos com capim-dourado.
A categoria carta-convite, contemplou a Associação dos Pequenos Produtores Indígenas da Aldeia São João, da Ilha do Bananal, no município de Formoso do Araguaia, que atua com sementes, madeira, fios e fibras.
A Fenearte é organizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Por intermédio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), outros entes federativos também participam do evento, sendo de responsabilidade de cada Estado a seleção de seus representantes.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade
Tocantins Estande do Tocantins movimenta mais de R$ 300 mil no 19º Salão do Artesanato, em São Paulo
Tocantins Estande do Governo do Tocantins movimenta mais de R$ 300 mil no 19º Salão do Artesanato, em São Paulo
Tocantins Tocantins solicita adesão ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc
Tocantins Governo do Tocantins abre escuta pública para agentes culturais com foco na aplicação da Política Nacional Aldir Blanc Mín. 18° Máx. 27°