
Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/TO), em parceria com a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Caisan/TO), realiza a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Tocantins. Com o temaComida de Verdade, Democracia e Equidade, o evento começou nessa quinta-feira, 26, e segue nesta sexta-feira, 27, até às 17 horas, no auditório da Unopar, em Palmas.
O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, e presidente da Caisan/TO, Jonis Calaça, ressaltou os projetos e os investimentos do Governo do Tocantins voltados para a área. “A Setas [Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social] está com uma política de orientação pujante sobre as ações e as políticas a serem executadas pelos municípios”, destacou o secretário, acrescentando que a assinatura doPlano Brasil Sem Fome de Combate à Pobrezapossibilitará ao Estado, com os conselhos e a sociedade organizada, a maior política de assistência social em Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins.
“A conferência é um espaço de debate, cujo objetivo é discutir os assuntos relacionados à política pública de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins, contribuindo para o aprimoramento do Sisan [Sistema Nacional de Segurança Alimentar] e o fortalecimento dos compromissos com a democracia, com a erradicação da fome, com comida de verdade e alimentação adequada”, ressaltou secretária-executiva da Caisan/TO, Régina Mercês Aires.
Desta etapa, sairão propostas para a Conferência Nacional, que ocorrerá de 11 a 14 de dezembro, em Brasília/DF.
Abertura oficial
A abertura oficial da Conferência foi realizada nessa quinta-feira, 26, pela presidente do Consea/TO, Eni Tereza da Cunha Felipe. O evento contou com a presença de gestores e delegados representantes dos municípios; do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; do secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Pereira Amorim; do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/TO), Marco Túlio do Nascimento; e do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Diego Montelo.
Durante o evento, ocorreu a assinatura do termo de pactuação da agricultura familiar da Conab e agricultores familiares; e a posse dos membros da Caisan/TO, que, agora, tem como presidente o secretário Jonis Calaça. A composição da Caisan/TO conta, além da Setas, com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO); e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
Ainda na quinta-feira, 26, a docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, professora Ana Lúcia Pereira, realizou a palestra magna com o tema da conferência e a leitura dos eixos.
Segundo dia
Nesta sexta-feira, 27, o segundo dia de Conferência iniciou com a leitura e a aprovação do Regimento Interno, seguidos das palestras e da consolidação das propostas. Na parte da tarde, ocorre a plenária final com a aprovação das propostas; leitura e aprovação da carta política; e das moções e a eleição dos delegados para a etapa nacional, que acontece de 11 a 14 de dezembro, em Brasília/DF.
Participam da conferência 139 gestores municipais de Assistência Social ou de Agricultura, que estão vinculados aos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
O presidente do Comsea do município de Rio Sono, Miguel Torres, enfatizou que a Conferência no município foi um sucesso. “Realizamos nossa Conferência e trouxemos as propostas para que sejam elaboradas nesta etapa e levadas para a discussão nacional”, pontuou.
A representante do município de Filadélfia, Gerciara da Silva Souza, explicou que a Conferência foi realizada em conjunto com o município de Carmolândia. “Foi muito boa e contou com muita participação popular. Trouxemos boas propostas e esperamos conseguir levá-las até a nacional”, finalizou.
Consea
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins é um órgão de caráter permanente, consultivo e deliberativo, de assessoramento imediato ao Governador do Tocantins e vinculado à Setas.
Tem como objetivo propor políticas públicas, programas e ações voltadas ao direito à alimentação e nutrição, da população que não dispõe de meios para prover as necessidades básicas alimentares.
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina
Tocantins Em municípios da região do Bico do Papagaio, Governo do Tocantins promove capacitações sobre o combate ao trabalho escravo
Tocantins Governo do Tocantins intensifica capacitação e apoio técnico a municípios prioritários para melhorar gestão do Programa Bolsa Família
Tocantins Governo do Tocantins qualifica municípios para uso do Sistema de Benefícios do Cidadão
Tocantins Governo do Tocantins promove 2ª etapa de capacitação para coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins capacita profissionais da Proteção Social Especial Mín. 18° Máx. 27°