
Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) do Tocantins, realiza a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, no auditório Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento ocorre na sexta-feira, 29, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e no sábado das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30.
O gestor da Setas, Jonis Calaça, destaca que a Conferência é um momento democrático de ouvir e debater os temas que nortearão a política de assistência social. “É uma festa da democracia, momento de consulta popular, de ouvir e debater com os municípios e com os demais atores para nortear e dar as diretrizes da assistência e do desenvolvimento social no Estado”, ressalta.
As Conferências de Assistência Social são espaços de deliberação, avaliação e proposição de melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas); e neste ano tem como temaReconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos.
A presidente do Ceas no Tocantins, Marciane Machado Silva, disse que a Conferência é um momento importantede reflexão que possibilita a ação conjunta e o debate entre os vários segmentos da sociedade. “Uma discussão de grande relevância na área da assistência social, com temáticas que induzem a reflexões sobre o Suas, em uma nova perspectiva de ressignificação, de construção coletiva, em que vários segmentos estarão debatendo como nós poderemos melhorar”, frisa.
Conferência 2023
A programação inicia às 8 horas com o cadastramento dos participantes, a leitura e aprovação do regimento interno. A abertura oficial da Conferência acontece às 10 horas, seguida da palestra magna realizada pela representante do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Eutália Barbosa Rodrigues, sobre o tema da conferência.
A programação prossegue com a exposição dos cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda.
O primeiro dia encerra-se com o debate e o relato da Comissão de sistematização das propostas construídas nas conferências municipais.
No segundo dia da Conferência, acontecem os trabalhos dos grupos conforme os eixos, e a plenária final com a leitura e aprovação das propostas e moções, além da definição dos representantes que participarão da Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília.
Conferências de Assistência Social
A Conferência de Assistência Social envolve três etapas. As conferências municipais, estaduais e a nacional. As etapas municipais já ocorreram, e a Nacional está prevista para dezembro. As deliberações das Conferências Municipais são enviadas para os Estados e as deliberações das Conferências Estaduais são enviadas para a Conferência Nacional. Os delegados que participarão da Conferência Nacional são escolhidos na Conferência Estadual. Por esses passos democráticos, a Conferência Nacional é um momento único com vários representantes e atores de todos os lugares do Brasil.
Ceas
O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins, é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina
Tocantins Em municípios da região do Bico do Papagaio, Governo do Tocantins promove capacitações sobre o combate ao trabalho escravo
Tocantins Governo do Tocantins intensifica capacitação e apoio técnico a municípios prioritários para melhorar gestão do Programa Bolsa Família
Tocantins Governo do Tocantins qualifica municípios para uso do Sistema de Benefícios do Cidadão
Tocantins Governo do Tocantins promove 2ª etapa de capacitação para coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins capacita profissionais da Proteção Social Especial Mín. 18° Máx. 27°