
Ocorre entre os dias 4 e 6 de agosto, em Belém (PA), oDiálogos Amazônicos, evento que antecede aCúpula da Amazônia, marcada para os dias 8 e 9 deste mesmo mês. O encontro visa debater sobre a cooperação entre os países amazônicos e países parceiros para o desenvolvimento sustentável, discutindo sobre as potencialidades e os desafios da região. O secretário da Cultura Tião Pinheiro e a secretária executiva Valéria Kurovski participam das plenárias, que trazem um olhar sobre a valorização das culturas tradicionais, entre outros tópicos que perpassam o desenvolvimento sustentável.
O encontro ocorre em meio a esforços para reconstruir políticas públicas voltadas para a região amazônica e é uma oportunidade que reúne a sociedade civil, os movimentos sociais, quilombolas, indígenas e tradicionais para que apresentem demandas que servirão para a construção de estratégias e para a criação de documentos que serão apresentados a chefes de estado reunidos na Cúpula, um evento internacional. Segundo informações do Governo Federal, oDiálogos Amazônicosreunirá cerca de dez mil pessoas durante os três dias em que acontecem.
Em paralelo à programação, ocorre também aFeira da Sociobiodiversidade e a Mostra Pan-Amazônica de Cinemaentre os dias 4 e 15 de agosto, no auditório Eneida de Moraes. Dois filmes tocantinenses integram a seleção e têm exibição marcada para o dia 7, a partir das 19h. São eles:Araguaia Para Sempre,do diretor Hélio Brito, eO Comedy Club, do diretor André Araújo.
Cultura e Sustentabilidade andam juntas
Também na capital paraense, acontece no dia 7 de agosto oI Fórum Internacional - Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, que promoverá diálogos sobre o fortalecimento de uma cultura e cidadania climática para a Amazônia. O evento é voltado para gestores dos campos da educação, cultura e meio ambiente, além de pesquisadores e especialistas das áreas da economia, sustentabilidade e urbanismo.
Organizado pela Câmara Técnica de Cultura e Economia Criativa, da qual faz parte a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), no âmbito do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, e o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura, o fórum contará com três painéis de debates que envolvem as temáticas do meio ambiente, da cultura e da economia criativa. O evento acontece no Teatro Estação Gasômetro.
A programação contará com falas do governador do Pará, Hélder Barbalho, da ministra da Cultura Margareth Menezes, do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Ministério das Relações Exteriores, Laudemar Aguiar, entre outras autoridades. A secretária executiva da Cultura do Tocantins, Valéria Kurovski, fará a mediação do painelPolíticas públicas integradas para uma cultura climática de sustentabilidade.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 18° Máx. 27°