
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), realiza nesta quarta-feira, 7, das 8h30 às 12 horas, a reuniãoAmpliada de Orientação sobre a Conferencia de Assistência Social 2023. O evento ocorre de modo remoto pela plataformaGoogle Meet, por meio do linkhttps://meet.google.com/tkw-nqpq-woq.
O encontro é voltado para os conselheiros municipais de assistência social, secretários executivos dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Cmas), secretários de Assistência Social, e também técnicos das secretarias de assistência social dos municípios que estão envolvidos no processo da conferência, e o objetivo é sanar as principais dúvidas e dificuldades dos municípios sobre a execução do processo conferencial.
A reunião orienta sobre os eixos temáticos relativos ao processo, metodologia e os instrumentais que os municípios utilizam para a realização de suas conferências. Por ser o segundo encontro de apoio e orientação sobre o processo conferencial de 2023 dirigido aos municípios, os conteúdos são apresentados de modo sucinto.
Eixos temáticos
A assistente social e conselheira do Ceas, Helenilva Custódio de Melo falou sobre o Controle Social. Ela reforçou o cuidado que os municípios devem ter para possibilitar a participação de todos os usuários.
A assistente social da Setas, Régina Mercês, apresentou o Procedimento Metodológico e destacou que “é preciso atentar para a acessibilidade, se possível ter um tradutor de libras, e pensar nas pessoas idosas, de modo que todos possam participar”.
Régina Mercês falou também sobre a qualidade das propostas e a importância de tratar de todos os eixos nas conferencias nos municípios. “A conferência municipal é uma etapa importante e necessária do processo e precisa ser realizada com qualidade”, ressaltou.
Durante a reunião, a pedagoga Simone Bonfim Braga explana o eixo relativo ao Financiamento e a Articulação Entre os Segmentos; a assistente social da Setas Adriene Gomes Teixeira apresenta Serviços, Programas e Projetos; e a assistente social da Setas, Nágila Praigide, apresenta Benefício e Transferência de Renda.
Conferências de Assistência Social
As conferências de assistência social de 2023 tem como temaReconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos,e têm a atribuição de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito municipal, estadual e nacional.
Etapas
As conferências municipais devem ocorrer até o dia 15 de julho. Posteriormente, Estado e municípios se reúnem em Palmas, nos dias 3 e 4 deoutubro, para a realização da etapa estadual; nesta etapa, os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostasque, após aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília, a ser realizada de 5 a 8 de dezembro.
Ceas
O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada; no Tocantins é vinculado a Setas e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina
Tocantins Em municípios da região do Bico do Papagaio, Governo do Tocantins promove capacitações sobre o combate ao trabalho escravo
Tocantins Governo do Tocantins intensifica capacitação e apoio técnico a municípios prioritários para melhorar gestão do Programa Bolsa Família
Tocantins Governo do Tocantins qualifica municípios para uso do Sistema de Benefícios do Cidadão
Tocantins Governo do Tocantins promove 2ª etapa de capacitação para coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins capacita profissionais da Proteção Social Especial Mín. 18° Máx. 27°