
Essa oficina abriu minha mente. Expandiu meus conhecimentos e eu ainda estou tentando assimilar tudo que tenho visto e ouvido aqui”, foi assim que Nikson Soares definiu sua experiência como participante da Oficina de Realização Audiovisual e Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pela cineasta tocantinense, Eva Pereira.
A oferta de vagas gratuitas para participar da capacitação é uma iniciativa da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e faz parte de uma série de ações que a gestão municipal tem tomado no intuito de auxiliar produtores e artistas locais a financiarem sua obras com os recursos da Lei Paulo Gustavo que, para Paraíso, será destinado um valor de quase 500 mil reais.
“É mais um incentivo à Cultura, ao audiovisual e a outras formas de artes e expressões culturais no nosso município. A gestão do prefeito Celso Morais tem demonstrado essa preocupação com a classe artística. Já promovemos duas oficinas e teremos outras em maio sempre com a visão de trazer informações que possam enriquecer os projetos dos participantes”, afirmou Fernando Rios, diretor de Cultura.
Entre os assuntos abordados pela cineasta Eva Pereira e pelo jornalista e produtor cultural, Luiz Melchiades, estão as técnicas para a produção de documentários, introdução ao processo de uma obra documental, elaboração de projetos, conceitos narrativos e outros. “É um momento único de muito aprendizado e eu quero agradecer ao prefeito Celso Morais por nos proporcionar este momento que está sendo muito especial para a cultura como um todo”. A cineasta também dará mentoria online a um grupo de participantes que foram sorteados entre os inscritos da oficina presencial.
Claudiana Alves dos Santos, cantora e vocalista da Banda Capim do Cerrado, participou da oficina afirmou que esses encontros são essenciais para que artistas pequenos possam obter conhecimento suficiente e concorrer com artistas mais experientes nesta linha de produção e elaboração de projetos financiados.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Complementar Paulo Gustavo, nº 195/2022, prevê um repasse de 25 milhões de reais para municípios tocantinenses. Deste total, 452 mil reais foram destinados para Paraíso do Tocantins, sendo 322 mil reais para produções audiovisuais e 130 mil para projetos em outras áreas culturais. A previsão é que o Edital, com todas as regulamentações, seja publicado no mês de Maio.
No último dia 13 a Prefeitura de Paraíso, por meio da SEMACTUR, já havia realizado uma escuta pública cultural para ouvir os profissionais deste setor. A consultoria foi mediada pelo produtor Tales Monteiro.



Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 18° Máx. 27°