
A Feira de Mulheres Extrativistas e da Agricultura Familiar está sendo realizada dessa terça, 25, até sexta-feira, 28, das 8 às 12 horas, no pátio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em Palmas.
O evento é promovido pela Associação de Mulheres Produtoras dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza 1 (Mulheres Unidas do Jalapão) de Ponte Alta do Tocantins com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Setas, Secretaria da Mulher e Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins.
A secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade, destacou o esforço e o resultado conquistado pelos movimentos solidários de mulheres. “Sabemos da importância do pequeno comércio para a economia estadual, e precisamos apoiar e impulsionar esses projetos que são produzidos por mulheres e executados com organização, objetivos claros e com sustentabilidade”.
Participam da feira a Associação de Mulheres Unidas do Jalapão, Associação AMA Cantão, Movimento das Manas de Palmas, e feirantes e empreendimentos solidários convidados.
“O evento ocorre por meio da Inclusão Produtiva, com os princípios da Economia Solidária, e objetiva integrar quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Sua concepção é a autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário”, destacou o gerente do setor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota.
Nos estandes da feira podem ser encontrados produtos de alimentação sustentável, frutos do Cerrado desidratados e em compotas, pimentas de vários tipos, óleos, geleias, e produtos artesanais em argila, bordados, retalhos e produtos de capim dourado.
A presidente da Associação das Mulheres Unidas do Jalapão, Raquel Pinheiro da Silva, destacou que a feira é fruto de muitos anos de luta de grupos de mulheres por mais representação. “Trabalhamos com respeito à natureza, com cooperação, em um comércio justo, democrático e solidário”.
Ldejany Lopes de Oliveira, de Caseara, frisou que os produtos primam pelo respeito ao meio ambiente e à saúde dos consumidores. “Seguimos o calendário da temporada das frutas de modo a promover o uso sustentável, seguindo o período adequado para a colheita dos frutos”.
Programação
Na programação além da feira e exposição, que ocorre das 8 às 12 horas, na Setas, são realizadas oficinas de capacitação sobre planos de negócios, fluxo de caixa e balanço financeiro para Organizações da Sociedade Civil, das 16 às 18 horas, no Hotel Castelo.
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina
Tocantins Em municípios da região do Bico do Papagaio, Governo do Tocantins promove capacitações sobre o combate ao trabalho escravo
Tocantins Governo do Tocantins intensifica capacitação e apoio técnico a municípios prioritários para melhorar gestão do Programa Bolsa Família
Tocantins Governo do Tocantins qualifica municípios para uso do Sistema de Benefícios do Cidadão
Tocantins Governo do Tocantins promove 2ª etapa de capacitação para coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins capacita profissionais da Proteção Social Especial Mín. 18° Máx. 27°