Sábado, 07 de Fevereiro de 2026
31°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Política Vereadores mantêm ve

Vereadores mantêm veto ao projeto de lei que proibia a linguagem neutra em Palmas

A votação foi realizada pelo plenário da Câmara Municipal. Isso não significa que a linguagem neutra será adotada, pois não há projeto de lei para implementá-la.

22/03/2023 às 16h00
Por: Redação Fonte: .
Compartilhe:
Momento em que presidente declarou resultado da votação
Momento em que presidente declarou resultado da votação

A Câmara Municipal de Palmas decidiu, por maioria, manter o veto da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ao projeto de lei que proibia a neutralização da linguagem em Palmas. A votação foi realizada na manhã de hoje.

 

O projeto de lei, que proíbe expressamente o uso da linguagem neutra, foi aprovado pelos próprios vereadores em dezembro do ano passado, mas acabou sendo vetado pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em fevereiro deste ano.

O texto estabelecia que seria proibido o uso da linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições públicas e privada de ensino, assim como em editais de concursos públicos no município de Palmas. Também estabelecia a possibilidade de sansões para instituições e professores que não seguirem o estabelecido.

O entendimento do município ao vetar a lei foi de que o texto é inconstitucional porque comete apenas à União legislar sobre as normas gerais de ensino.

Na semana passada o veto foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara Municipal, e mantido pela maioria dos vereadores membros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.