
Em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou na manhã desta sexta-feira, 6, o 4º Webinário Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento foi realizado virtualmente, por meio da plataforma Google Meet, objetivando apoiar e orientar os técnicos de referência da Proteção Social Especial dos municípios na execução das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).
Com o temaO Tocantins diz não ao Trabalho Infantil - Transformar em Ação é o nosso Compromisso: Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro, o seminário buscou alertar sobre as diversas formas de trabalho infantil que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia. A proposta do Governo é fortalecer ações de orientação, sensibilização, identificação, proteção social, responsabilização e monitoramento, reafirmando o compromisso com a garantia dos direitos das crianças.
O Governo do Tocantins tem dado prioridade às políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate ao trabalho infantil. Nesta semana que antecede o dia 12 de junho, a Setas reforça a importância da identificação precoce e da denúncia dessa prática ilegal. “É fundamental que o combate a essa violação de direitos seja contínuo, e não restrito a datas específicas, garantindo assim a proteção de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina.
A Setas, por meio da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE), é responsável pela coordenação estadual do programa, atuando com orientação técnica, apoio institucional e monitoramento das ações nos municípios.
Durante as visitas de monitoramento realizadas em 2024, a equipe técnica da GPSE identificou que alguns municípios tratam o trabalho infantil como uma ação pontual, intensificando suas atividades apenas no mês de junho. A gerente da GPSE/Setas, Ruth Sampaio, alerta para a necessidade de atuação permanente: “O trabalho infantil pode assumir diversas formas e ocorrer em qualquer momento. A vigilância constante e as ações regulares são fundamentais para combater essa prática considerada crime”.
O Webinário foi direcionado às Pessoas de Referência da Proteção Social Especial, bem como às equipes técnicas especializadas dos Creas regionalizados e municipais.
Entenda o que é trabalho infantil
No Brasil, é considerado trabalho infantil toda atividade laboral realizada por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, salvo na condição de aprendiz, permitida a partir dos 14 anos.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é definido como toda atividade que priva a criança de sua infância, potencial e dignidade, sendo prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante o direito ao pleno desenvolvimento e repudia qualquer forma de exploração infantil.
Programação do 4º Webinário Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil
Às 8h30 – Abertura da sala virtual;
Às 8h45 – Boas-vindas da GPSE e apresentação da equipe, com a gerente Ruth Sampaio;
Às 9h00 – Participação da titular da Setas, Cleizenir Divina;
Às 9h15 – Exibição de vídeo sobre práticas de trabalho infantil;
Às 9h25 – Reflexão interativa sobre o vídeo, com o técnico Clodoaldo Carvalho (GPSE);
Às 9h35 – 1º Painel: Palestra magnaO combate ao trabalho infantil no Tocantins e meios de investigação, com a doutora Luciana Correia (Ministério Público do Trabalho);
Às 10h20 – Debate;
Às 10h35 – 2º Painel:Atuação da Superintendência no combate ao trabalho infantil, com a auditora fiscal do trabalho Esthefany Brito Castro (Ministério do Trabalho e Emprego - MTE);
Às 11h20 – Debate.
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina
Tocantins Em municípios da região do Bico do Papagaio, Governo do Tocantins promove capacitações sobre o combate ao trabalho escravo
Tocantins Governo do Tocantins intensifica capacitação e apoio técnico a municípios prioritários para melhorar gestão do Programa Bolsa Família
Tocantins Governo do Tocantins qualifica municípios para uso do Sistema de Benefícios do Cidadão
Tocantins Governo do Tocantins promove 2ª etapa de capacitação para coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins capacita profissionais da Proteção Social Especial Mín. 22° Máx. 34°