
Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), mais uma edição do espetáculo da Paixão de Cristo ocorrerá nesta sexta-feira, 18. O público tocantinense contemplará o evento com tradição de mais de 20 anos no estado, que promete reunir milhares de pessoas na Praça dos Girassóis, em Palmas. A apresentação é realizada pela Cia Art’Sacra e pelo Instituto Nativus, com previsão de início a partir das 19 horas e a entrada é mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.
Na edição deste ano, o espetáculo contará com as participações especiais da atriz Giselle Itié no papel de Maria; e do ator Ivo Gandra, que interpretará Jesus. A peça conta com mais de 100 integrantes entre elenco, equipe técnica e voluntariado e tem direção-geral de Valdeir Santana e direção de elenco de Renato Fontanelli.
Para o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, “o espetáculo da Paixão de Cristo já é uma tradição no Tocantins e o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secult, segue a orientação do governador Wanderlei Barbosa para o fomento e o fortalecimento do setor. Com 21 edições, renovando-se a cada ano, o evento reúne pessoas de todas as idades em uma manifestação da cultura e fé. Ficamos felizes em contribuir com mais essa iniciativa”, enfatiza.
“Acredito que será um momento muito emocionante. Para mim, foi uma grata surpresa e um desafio fazer Maria de Nazaré. Será uma experiência bem diferente e muito bacana”, destaca a atriz Gisele Itié, conhecida pelo grande público por papéis na TV, no cinema e no teatro.
Natural de Porto Nacional, o ator Ivo Gandra também tem sua trajetória profissional marcada por produções do cinema nacional e da TV e afirma que essa é “uma responsabilidade imensa e, ao mesmo tempo, um privilégio. Interpretar Jesus em minha terra natal é algo que transcende o ofício e se torna missão”, pontua.
Espetáculo
Com mais de duas décadas de realização, o espetáculo da Paixão de Cristo é reconhecido oficialmente nos calendários culturais do estado e do município de Palmas, reafirmando o seu papel como um projeto artístico e social com grande impacto para o público da região. De acordo com Valdeir Santana, a peça tem como objetivo “tocar o coração do público com verdade e beleza”. Já para Renato Fontanelli, ela representa “um trabalho de precisão e emoção. Estamos preparando uma montagem intensa e emocionante, por meio de uma narrativa que mergulha o público nessa história que atravessa os séculos”, finaliza.
De acordo com a organização, as inscrições para participar da produção voluntária ainda estão abertas e podem ser feitas pelo sitewww.artsacra.com, pelo e-mailartsacra.ciateatro@gmail.comou pelo telefone (63) 9 8427-1805. Não é necessário ter experiência prévia.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 22° Máx. 35°