
Cultura, pesquisa e preservação. Esses foram os temas norteadores da reunião realizada entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) na tarde dessa quarta-feira, 26, oportunidade em que as instituições dialogaram sobre o andamento da pesquisa voltada ao estudo das Taieiras e dos Congos, manifestações culturais presentes nos Festejos de Nossa Senhora do Rosário, no município de Monte do Carmo, e de extrema importância e valor cultural para a memória do Tocantins.
A pesquisa é fruto de uma parceria entre a Secult e a UFT e dará origem a um dossiê sobre essas manifestações da cultura popular local. A partir desses estudos, será possível sistematizar informações e conhecimentos acerca dos temas, um trabalho minucioso, que envolve não apenas um estudo bibliográfico, mas a coleta de dados e as pesquisas de campo no município. Além do dossiê, o resultado do estudo também oportuniza o desenvolvimento de um documentário com cerca de 15 minutos de duração.
“Para nós, essa parceria com a UFT, viabilizada com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins, é de suma importância, porque possibilita um estudo completo dessas manifestações culturais, com toda a expertise de professores e pesquisadores da instituição, o que contribui para a preservação da memória, da história e da cultura do nosso estado. Estamos ansiosos para a conclusão do projeto”, disse o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda.
De acordo com a professora da UFT, Noeci Carvalho Messias, que coordena o estudo em desenvolvimento, “a pesquisa já tem cerca de 90% do trabalho concluído. Alguns produtos, como o documentário e um catálogo fotográfico que acompanhará o dossiê já estão prontos. Estamos quase finalizando a escrita, que é a parte mais densa, e a gente espera muito concluir esse trabalho agora em março”, contou.
Após a conclusão da pesquisa, a ideia é que seja realizado um momento de devolutiva para a comunidade do município onde essas manifestações culturais são realizadas, para que esta tenha acesso aos resultados obtidos e organizados no estudo, o que poderá contribuir ainda mais com a valorização da cultura local.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 22° Máx. 34°