
ABiblioteca Floresta,projetoque visa proporcionar o acesso à leitura e aos livros por meio de um espaço aberto para a comunidade local de forma gratuita, foi inaugurada na região de assentamentos do município de Caseara, a cerca de 261 km de Palmas, no final de semana. Sua formação se deu a partir do edital de Subsídio a Espaços (nº 30), lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). A ação foi inscrita pela Cooperativa de Famílias Agroempreendedoras Rural e Natural, sendo contemplada com o valor de R$ 80 mil.
Com um total de 1,5 mil obras literárias disponíveis, a biblioteca tem como principal objetivo ampliaro acesso à educação, à cultura e à informação na comunidade, constituindo-se em um espaço para promoção da leitura e de estímulo ao aprendizado. A iniciativa contempla crianças, jovens e adultos, e também tem como propósito a inclusão, já que 300 exemplares literários deverão ser disponibilizados emBraille, de forma a possibilitar que o prazer e o hábito da leitura englobe também a comunidade cega e com baixa visão.
"A gente entende, convivendo com a comunidade há quase 20 anos, que voltar a resgatar o hábito da leitura de uma maneira lúdica e criativa para jovens, famílias e adultos, é importante para a região. Precisávamos de livros bem organizados, um acervo variado para diferentes idades e que a gente pudesse também ter educadores e educadoras que incentivassem de maneira criativa a leitura”, explicou o coordenador do projeto, Guilherme Tiezzi, complementando que realizará outras ações de contação de história pelos próximos nove meses.
O assessor técnico da Secult, Du Oliveira, que na ocasião representou a pasta, enfatizou que iniciativas como aBiblioteca Florestarepresentam uma oportunidade para a população local ter uma aproximação com a literatura brasileira e mundial. “Seja por meio dos clássicos ou mesmo de obras contemporâneas, que poderão influenciar crianças, jovens e adultos positivamente, e fomentar o hábito da leitura e da escrita”, pontuou.
Presente na inauguração, levando a magia dos contos e das lendas para os participantes, a escritora e contadora de histórias Irma Galhardo salientou que a biblioteca na floresta é uma iniciativa que vai impactar positivamente na região. “Isso reflete diretamente no desenvolvimento social e no fortalecimento da identidade cultural do estado”, evidenciou.
Na oportunidade, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Tocantins (SEBP), Mayra Cabral, apresentou para Raquel Acácio, que será a responsável pelaBiblioteca Floresta, o programa de reestruturação do SEBP e a importância do cadastro no sistema, para que possa ter acesso às políticas públicas estaduais e federais nas áreas do livro, leitura e escrita. “O cadastro tem por objetivo incentivar a criação, a expansão e a integração das bibliotecas públicas e comunitárias tocantinenses, a fim de assisti-las operacionalmente no que tange a prestação de assessoria técnica, desenvolvimento de atividades culturais, a conservação, preservação e divulgação da memória cultural dos municípios do Tocantins”, declarou.
Para a estudante da rede estadual Ana Luiza Rodrigues, de 16 anos, a aquisição de livros para a formação da biblioteca é uma forma de promover na comunidade o hábito da leitura e do estudo. “O evento foi maravilhoso, uma ótima ideia ter criado a biblioteca e incentivar as pessoas”, concluiu.
Livro e leitura para todos
Para além do subsídio a projetos como aBiblioteca Floresta, por meio de recursos oriundos de incentivos culturais como a Pnab ou a Lei Paulo Gustavo (LPG), o Governo do Tocantins, por intermédio da Secult, também trabalha em um projeto de valorização da literatura regional.
Anunciados durante o 1º Seminário do Livro, Leitura e Escrita, realizado em 2024, os certamesPrêmio Maximiano da Mata TeixeiraeEdital de Aquisição de Obras Regionais de Autores Tocantinensesserão lançados ainda em 2025, buscando dar ainda mais espaço para escritores tocantinenses e suas obras.
Recentemente, o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, acompanhado de uma equipe técnica da Secult, reuniu-se com representantes da comunidade literária do estado para discutir os critérios desses editais.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 22° Máx. 34°