
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), publicou oeditalpara artesãos e entidades representativas que tenham interesse em participar da 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba). O evento, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de abril deste ano, será realizado em Salvador/BA e contará com um espaço coletivo dedicado à divulgação e comercialização de produtos artesanais do Tocantins. As inscrições começam nesta sexta-feira, 31.
O processo seletivo contempla artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas (associações, cooperativas ou grupos produtivos). Os selecionados deverão arcar com suas despesas pessoais, como traslados internos, hospedagem e alimentação, enquanto a Secult se responsabiliza pelo transporte das mercadorias entre Tocantins e Bahia. Para se inscrever, os interessados devem estar cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e cumprir os requisitos estabelecidos noedital.
No total, serão disponibilizadas dez vagas, distribuídas da seguinte forma: 60% para entidades representativas; 10% para artesãos com deficiência (PCD); 10% para artesãos indígenas; 10% para artesãos quilombolas; uma vaga exclusiva para um mestre artesão com carteira nacional válida.
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 31 de janeiro a 4 de março e podem ser feitas presencialmente na sede da Secult, localizada na Quadra 405 sul, Av. LO-09, HM 06, LT 03, em Palmas; de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas; ou via e-mail, com a destinação da documentação exigida para o e-mailartesanato@secult.to.gov.br, com cópia para gfpc.to@gmail.com, descrito com o assunto: Inscrição Edital n° 01/2025.
De acordo com o cronograma do certame, a lista provisória dos selecionados será divulgada no dia 18 de março, com prazo para recursos até 21 do mesmo mês. O resultado definitivo sairá no dia 26 de março.
Fenaba 2025
O 2º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) tem como objetivo superar os números da 1ª edição, que, em maio de 2024, atraiu mais de 30 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 2 milhões em vendas nos segmentos de artesanato, design, moda e gastronomia. As informações são do Governo da Bahia, que promove o festival em parceria com secretarias estaduais e entidades como o Sebrae, Sesc e Fecomércio/BA.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 18° Máx. 27°