Quinta, 19 de Setembro de 2024
29°

Tempo limpo

Palmas, TO

Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins realiza vistoria na Bacia do Rio Formoso para avaliar conservação dos recursos hídricos

Gestores ambientais planejam estudo técnico para orientar decisões sobre a gestão hídrica

17/09/2024 às 16h14
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Gestores ambientais observam situação hídrica em barragem - Foto: Jordana Capistrano/Governo do Tocantins
Gestores ambientais observam situação hídrica em barragem - Foto: Jordana Capistrano/Governo do Tocantins

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, acompanhado pelo presidente interino do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), coronel Edvan de Jesus; e pelo diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Aldo Azevedo, realizou nessa segunda-feira, 16, uma vistoria técnica para verificar a situação hídrica nos principais rios da Bacia do Rio Formoso. A visita também abrangeu outros pontos, para analisar os avanços na conservação dos rios.

Após a agenda com o governador Wanderlei Barbosa, no município de Lagoa da Confusão, que marcou a entrada do Exército Brasileiro no combate aos incêndios florestais no estado, os gestores percorreram locais onde foram instaladas elevatórias para analisar a situação da jusante e a montante das estruturas. "Com a realização de um estudo, vamos tirar conclusões mais precisas sobre a situação dos corpos hídricos da região para orientar a nossa tomada de decisões", destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.

O presidente interino do Naturatins, coronel Edvan de Jesus, ressaltou que, com esse estudo, será possível decidir sobre a necessidade de construção de novas elevatórias. "Essas informações possibilitam a adoção de ações que respeitem todos os lados envolvidos na questão e garantam a conservação dos recursos hídricos", pontuou.

O diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, explicou que, com a observação dos rios da região, é possível verificar, visualmente, uma melhoria na situação. "Agora, falta uma comparação técnica desses resultados, o que será possível com os dados disponibilizados pela rede de monitoramento", salientou.

Suspensão

A suspensão da captação de água na Bacia do Rio Formoso até o dia 30 de novembro foi formalizada em 30 de agosto, após parecer da Câmara Técnica, formada por membros da Semarh, da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), do Naturatins, da Associação dos Produtores do Oeste do Tocantins (Aproeste) e do Comitê da Bacia (CBHRF).

Governo do Tocantins realiza vistoria na Bacia do Rio Formoso para avaliar conservação dos recursos hídricos
O Governo do Tocantins instalou quatro plataformas de coleta de dados para possibilitar o monitoramento preciso e em tempo real da situação hídrica - Jordana Capistrano/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza vistoria na Bacia do Rio Formoso para avaliar conservação dos recursos hídricos
Durante a vistoria, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis; esteve acompanhado do presidente interino do Naturatins, coronel Edvan de Jesus; e do diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo - Jordana Capistrano/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.