
Com tom de alerta sobre a importância da prevenção e do autocuidado, com destaque para a força e o papel das mulheres na gestão dos Recursos Hídricos, encerrou-se nessa quinta-feira,26, em Natividade, região sudeste do estado, a 4ª edição do evento Mulheres das Águasque este ano trouxe como tema:O Protagonismo Feminino que fazcada gota Valer a Pena: Elas transformam Desafios Climáticos em Oportunidades.
Organizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuela Alves (CBHRMA), Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e com o apoio da Prefeitura de Natividade, além de diversas outras instituições públicas e privadas, o evento reuniu em torno de 600 mulheres no Colégio Agropecuário de Natividade.
Durante dois dias, as mulheres participaram de painéis que abordaram temas relacionados à saúde da mulher com ações de prevenção contra o câncer de colo de útero e mamas, enfrentamento contra a violência doméstica, saúde emocional, empreendedorismo, além de temas relacionados aos desafios da mulher na gestão dos recursos hídricos.
A abertura do evento contou com a participação da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero; a gestora Executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mônica Avelino Arrais, representando o secretário Marcello Lelis; a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; a superintendente adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico, Renata Maranhão; a primeira-dama de Natividade doutora Ana Livia; e o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo. Além dos prefeitos Wadas Maetro (São Valério), Elio Dionísio (Chapada de Natividade), Neri Xavier (Almas), vice-prefeita de Rio da Conceição, Cristina Carvalho, primeiras-damas, vereadores, secretários, membros dos comitês e a população em geral .
Idealizador do evento, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, Mario de Sena Filho, comemorou a consolidação da iniciativa. “Acredito que no próximo ano vamos passar de 700 participantes porque bom é o resultado, a satisfação, e isto nos deixa emocionado, além de saber que evento já se tornou conhecido como uma iniciativa do Comitê de Bacia do Rio Manuel Alves", afirmou.
A programação incluiu a realização de 10 painéis, curso de maquiagem, atendimentos nutricionais e uma roda de conversa que destacou a importância dos saberes tradicionais conduzida pela presidente da Associação de Saúde Indígena Cobra Grande no Pará, a médica especialista em Saúde da Família, Wilses de Souza Tapajos Jácome, especialista em saúde indígena, e da parteira dona Maria Amélia da comunidade quilombola Lagoinha, município de Pouso Alegre,
Na ocasião, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, ressaltou a relevância da ação para as mulheres. “Esse encontro vai muito além dos cuidados com a bacia hidrográfica e o meio ambiente, eu vejo esse encontro como uma grande oportunidade de crescimento para todas essas mulheres, tenho certeza que daqui vão nascer grandes ideias e projetos. Só de estarem participando e buscando se aperfeiçoar, já é um passo gigantesco”, afirmou a primeira-dama.
Para a gestora Executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mônica Avelino Arrais, este é o momento de reencontro, de escuta, de fortalecimento institucional, e da reafirmação do compromisso com as nossas águas. “Nesse espaço simbólico, carregado de saberes, reafirmamos o cuidado com a água e também o cuidado com a vida. E quando a mulher se coloca na frente desse cuidado com coragem, conhecimento e sensibilidade, a transformação é inevitável", afirmou.
Projeto Vida de Mulher
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, levou ao evento as ações do projetoVida de Mulhercom a oferta de consultas, exames preventivos e de câncer de colo de útero, orientações jurídicas, psicológicas e atendimentos odontológicos. Oferecida também pela Pasta,a palestra da presidente da Associação Tocantinense de Obstetrícia e Ginecologia, doutora Francielle Batista de Oliveira Azevedo reforçou a importância do autocuidado para evitar o casos de câncer de colo de útero, um dos que mais matam no Tocantins. “Existe muito medo e tabu ainda em relação aos exames preventivos, mas é muito importante que vocês se cuidem”, alertou. Também oferecida pela Secretaria de Mulher, a diretora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, Aurea Matos, apresentou os canais disponíveis que podem ser acessados para barrar a violência dentro de casa.
Tema reforçado pela palestra da professora da Unitins, Graziela Tavares de Souza Reis, que abordou o tema `O que prevê a Lei Maria da Penha e como buscar meios de proteção em casos de violência.
“Nos sentimos mais valorizadas ao ouvir as diversas palestras e percebemos que nós podemos ser maise não vamos parar por aqui", frisou a técnica ambiental de Brejinho de Nazaré, Giovana Matos.
Tocantins Governo do Tocantins consolida liderança climática com o REDD+ e busca integrar ações de sustentabilidade a acordos comerciais com a China
Tocantins Governo do Tocantins estabelece um marco no enfrentamento das mudanças climáticas no estado concedendo posse aos membros do comitê gestor
Tocantins Governo do Tocantins apresenta o Programa REDD+ a produtores das regiões sul e sudeste do estado
Tocantins Governo do Tocantins apresenta o Programa REDD+ a produtores do sul e sudeste do estado
Tocantins Governo do Tocantins registra redução de focos de calor e diferencia queimadas autorizadas e não autorizadas em nova plataforma
Tocantins Em Muricilândia, Governo do Tocantins dá mais um passo pelo meio ambiente e desativa o segundo lixão no estado
Tocantins Governo do Tocantins premia vencedores do Concurso Estante Sustentável da Agrotins 25 anos
Tocantins Governo do Tocantins premia vencedores do Concurso Estante Sustentável realizado na Agrotins 25 anos
Tocantins Governo do Tocantins lança portal do Cigma para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas Mín. 22° Máx. 35°