
O Governo do Tocantins participa do 18° Salão do Artesanato, feira nacional realizada em São Paulo/SP, no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. O evento, que iniciou nesta quarta-feira, 28, reúne artesãos de todo o país, que representam seus estados em estandes coletivos e promovem a diversidade da atividade artesanal de norte a sul do Brasil.
Os visitantes podem conhecer os trabalhos disponíveis para comercialização até o domingo, 1° de setembro. Pelo Tocantins, participam seis artesãos individuais e sete entidades representativas, selecionados por meio de edital lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Ao representar o Governo do Tocantins, o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, participou da abertura e destacou que o artesanato tocantinense é presença garantida nas principais feiras do país. “O público nacional e internacional tem demonstrado cada vez mais interesse pela diversidade das peças apresentadas por nossos artesãos. O Governo do Tocantins, por intermédio da Secult, trabalha pelo fortalecimento do setor e garante o transporte desses profissionais, bem como de seus produtos, para que possam participar dessas oportunidades”, ressaltou o secretário.
Edital
Os artesãos e as entidades representativas que participam do 18° Salão do Artesanato foram selecionados por meio do Edital n° 18/2024, divulgado no mês de julho, em que puderam se inscrever profissionais maiores de 18 anos (no momento da participação no evento), cadastrados no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (Sicab) e portadores da Carteira Nacional do Artesão, que trabalham nas tipologias da madeira, cerâmica, couro, capim, fibra, semente, casca, flores e folhas, cristal e vitral.
Salão do Artesanato
O Salão do Artesanato é uma das principais feiras de artesanato do país, realizada em duas importantes capitais brasileiras: Brasília e São Paulo. O evento busca dar visibilidade e acesso à rica produção artesanal do país, com a participação de artesãos de diversos pontos do Brasil, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Na edição de São Paulo, a programação também contará com oficinas de cerâmica, trançado de taboa, tingimento a frio, entre outras técnicas. Além disso, serão realizadas rodas de conversa, palestra e apresentações musicais.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 22° Máx. 34°