
Navegando entre o lúdico e o imaginário das crianças, a obra literáriaBosque Encantado, que tem nas crianças o seu público-alvo, será lançada no município de Paraíso do Tocantins no segundo semestre de 2024. O livro infantil de autoria de Dourival Martins Santiago é um dos projetos contemplados no valor de R$ 10 mil no módulo I da categoria Linguagens Artísticas - Literatura do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022).
O proponente Dourival Martins Santiago é escritor de longa data, com vários livros publicados nos gêneros romance, conto, crônica e poesia, obras voltadas ao público jovem e adulto. Desta vez, o artista decidiu se aventurar no universo literário infantil, um trabalho que encara como um grande desafio, de forma a unir a simplicidade, imaginação e uma mensagem passada de maneira lúdica e de fácil assimilação.
Segundo o proponente, o lançamento deBosque Encantado, deverá ocorrer em diferentes localidades do município, e o projeto quer oferecer ao leitor uma obra dinâmica, produzida por um escritor da região que descreve lugares, personagens e enredos comuns à vida cotidiana das crianças.
O autor ainda explica que 20% da tiragem da obra será distribuída para professores e crianças de Paraíso do Tocantins. “Serão 10% para o Distrito de Santa Luzia e 10% para o bairro Santana, que são aglomerações humanas de baixa renda, localizadas distantes do centro da cidade”, destacou. O restante dos livros também serão comercializados a preços acessíveis, para facilitar o acesso de compra ao público em geral.
Com o projeto, a ideia de Dourival é fomentar o hábito da leitura desde a infância, os textos dinâmicos e envolventes, somando o lúdico ao imaginário. O enredo, que envolve os personagens, objetos, animais e crianças, possui temas divertidos para garantir uma experiência leve e prazerosa, além de oportunizar conhecer a produção literária tocantinense através do acesso à leitura de qualidade.
“Cada obra tocantinense que é editada contribui para a nossa riqueza cultural e fortalece a construção de uma identidade própria de literatura, que apesar de universal, traz em sua essência as realidades e inspirações do rincão em que é produzida. Portanto, essa obra é mais uma riqueza que comporá o baú cultural literário do nosso estado, provendo as nossas escolas de uma literatura acessível, com linguagem comum e temas cotidianos, ou seja, focaliza a nossa realidade existencial de forma autêntica”, finalizou.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 18° Máx. 27°