
Nesta quinta-feira, 25, a Secretaria da Cultura (Secult) estará presente na programação da Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína (Epoca), em uma palestra que levará informações sobre a Carteira Nacional do Artesão, oferecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A palestra, que acontece a partir das 17 horas, será ministrada pelo servidor Lukas Rhyere Negre, da Gerência de Planejamento, Fomento e Parcerias Culturais, setor responsável pela emissão da carteira no Estado.
Além de abordar os benefícios do documento para a atividade artesanal, a palestra também trará uma conversa sobre as Feiras Nacionais de Artesanato e o trabalho da Secult no lançamento de editais de chamamento público, que dão oportunidade para artesãos de todo o estado participarem dessas iniciativas. "Através destes certames, os artesãos tocantinenses podem expor e comercializar seus produtos em grandes eventos", explica Lukas.
Ainda segundo o servidor, a carteira é importante e indispensável para participação nessas iniciativas. "Profissionais que possuem o documento conseguem participar de feiras nacionais e internacionais, de editais específicos de artesanato e ainda têm a oportunidade de se beneficiarem com a isenção do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços] na comercialização de seus produtos", destaca.
Carteira Nacional do Artesão
A Carteira Nacional do Artesão está prevista na Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015 e é válida em todo o território nacional, com durabilidade de seis anos. O documento é oferecido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e permite aos artesãos cadastrados a participação em eventos, feiras, oficinas, cursos, entre outras oportunidades oferecidas pelo PAB.
Essas emissões colaboram para a regularização e o desenvolvimento da atividade manual, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos. Os artesãos também podem realizar o cadastro via on-line, no Portal do Artesanato Brasileiro, através do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), mecanismo com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor.
Tocantins Secult alerta sobre fim do prazo de prestação de contas dos projetos da Lei Paulo Gustavo
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins reúne artistas e gestores para construção de plano de aplicação de recursos de fomento à cultura
Tocantins Governo do Tocantins divulga selecionados para 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina
Tocantins Governo do Tocantins encerra nesta semana escutas públicas sobre aplicação de recursos da Política Aldir Blanc
Tocantins Cultura realiza escuta ativa com representantes do hip-hop
Tocantins Com apoio da Lei Paulo Gustavo, Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade Mín. 18° Máx. 27°