
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), participou da 157ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta quarta-feira, 20, realizada no auditório do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Palmas.
Na reunião, entre as demandas debatidas estava a execução financeira do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do CadÚnico (IGD-PBF). O índice é um indicador que mede os resultados da gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, e representa uma estratégia inovadora para medir o desempenho de cada município, estimular resultados cada vez mais qualitativos e também compor a base de cálculo de recursos a serem transferidos aos municípios.
Outra demanda levantada foi o acompanhamento familiar do Programa Bolsa Famíliano Sistema de Condicionalidades (Sicon). A assistente social e técnica da gestão do Setor do Cadastro Único e Bolsa Família da Setas, Maria Nágila Práigida, destacou que o acompanhamento familiar do PBF no Sicon diz respeito às famílias que, por algum motivo, não cumpriram a frequência escolar, calendário vacinal, e estão em descumprimento de condicionalidades da Educação e Saúde. “Essas famílias são incluídas no Sicon e precisam ser acompanhadas pelas equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) para que não deixem de receber o benefício”, destacou.
Demandas da Setas
A principal demanda da Setas trata do Processo de Regionalização dos Serviços Regionalizados de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. A técnica responsável pela Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Cássia Teixeira de Almeida Queiroz, disse que a proposta é atualizar os novos gestores e técnicos que ainda não entendem como se deu o processo de regionalização, que já foi pactuado anos atrás pelos gestores anteriores e segue critérios definidos.
CIB
A Comissão Intergestores Bipartite é um espaço de articulação dos gestores municipais e estaduais de assistência social, e caracteriza-se como instância de negociação e pactuação dos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Tocantins Governo do Tocantins realiza primeiras capacitações do projeto Mãos que Criam em Esperantina
Tocantins Em municípios da região do Bico do Papagaio, Governo do Tocantins promove capacitações sobre o combate ao trabalho escravo
Tocantins Governo do Tocantins intensifica capacitação e apoio técnico a municípios prioritários para melhorar gestão do Programa Bolsa Família
Tocantins Governo do Tocantins qualifica municípios para uso do Sistema de Benefícios do Cidadão
Tocantins Governo do Tocantins promove 2ª etapa de capacitação para coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social
Tocantins Governo do Tocantins capacita profissionais da Proteção Social Especial Mín. 18° Máx. 27°