
Durante uma semana os técnicos da área de Qualidade da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), visitaram empresas em Palmas que comercializam material escolar na Operação Aulas Seguras. A ação aconteceu de 8 a 12 de janeiro, com a visita técnica a 8 estabelecimentos comerciais na Capital e com a fiscalização de mais de 1.090 produtos certificados como caneta esferográfica/roller/gel; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; compasso; curva francesa; esquadro; normógrafo; régua; transferidor; estojo; massa de modelar; massa plástica; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).
Durante a operação especial não foram encontradas irregularidades nos estabelecimentos visitados.
De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, a operação é uma ação de muita segurança para o consumidor. “O material escolar traz riscos ocultos que podem vir a machucar ou intoxicar a criança. A ação visou, também, proteger a sociedade de riscos de acidentes desnecessários. É sempre bom destacar que material escolar tem regulamentação própria e que devem sempre atender à legislação vigente”, reforça a gestora.
Consumidor atento e menos problemas na hora das compras escolares
Na hora de comprar os produtos da volta às aulas, o consumidor deve sempre observar se a mercadoria tem o Selo de Identificação do Inmetro, que é o aval que o produto passou por testagem e foi avaliado para evitar acidentes desnecessários.
Os testes laboratoriais realizados pelo Inmetro visam observar requisitos como, por exemplo, a toxicidade de algumas substâncias, que eventualmente podem ser levadas à boca ou até mesmo inaladas e ingeridas, bem como as bordas cortantes e as pontas perigosas dos objetos. Todos os testes visam o uso com segurança do material escolar.
Observe sempre:
O Selo deve ser afixado na embalagem ou diretamente no produto. No caso de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o Selo do Inmetro deve estar próxima ao produto.
Não compre artigos escolares em comércio informal, pois não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança. Guarde a nota fiscal do produto: ela é sua comprovação de origem do produto e recebê-la é seu direito como consumidor.
Caso encontre produtos sem o Selo no mercado formal, faça sua denúncia à Ouvidoria da AEM: (63) 3218-2076 – Whatsapp.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°