
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está executando o Plano de Ação para garantir 100% de declaração das informações pecuárias do rebanho tocantinense e manter a atual condição sanitária para o comércio de animais, produtos e subprodutos. As atividades são preconizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para vigilância à febre aftosa.
A medida é realizada após a etapa da campanha de informações pecuárias que ocorreu entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro de 2023, onde alcançou 96,1% de propriedades declaradas com exploração pecuárias, que têm as espécies bovinas, bubalinas, equídeas, suínas e aves.
O trabalho será realizado entre os meses de janeiro e abril deste ano pelas unidades da Adapec e abrangerá 3,9% das propriedades que deixaram de declarar, e que, portanto, descumpriram as normas, conforme prevê a legislação estadual e federal. “Por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) é possível identificar os faltosos e notificá-los”, disse o Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires.
Entre as principais ações do plano de ação estão a identificação das propriedades inadimplentes; notificação aos produtores para realização da vigilância ativa no semestre da inadimplência e atualização das propriedades de maior risco no município.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°