
Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é responsável por normatizar e fiscalizar as medições e padrões de instrumentos utilizados em diversas áreas, incluindo a saúde. O esfigmomanômetro, por exemplo, é um instrumento fundamental na medição da pressão arterial.
Como são aparelhos de alta precisão, devem passar por verificação anual, segundo a legislação pertinente. O aparelho é regulamentado no Brasil pelo Inmetro, sendo que cada modelo conta com uma portaria de aprovação, que deve constar no aparelho.
Antes de ser comercializado, todo medidor de pressão arterial é submetido a ensaios no fabricante, para verificar se está medindo corretamente, a ação é denominada de verificação inicial. O aparelho precisa ser verificado periodicamente, para que sejam mantidas as características de precisão adequadas. Isso é necessário porque o esfigmomanômetro desregula com o tempo e com o uso, e pode passar a apresentar medições erradas.
Para verificação periódica, os esfigmomanômetros devem passar por testes. Nos laboratórios, o instrumento é verificado através de aparelho padrão de pressão para ver se a medição está correta. Essa verificação tem como finalidade garantir a confiabilidade das medições, e, como consequência, resguardar a saúde do cidadão. Os aparelhos estabelecem padrões de precisão e funcionamento para esses dispositivos, garantindo que forneçam resultados confiáveis e consistentes.
Nos casos em que o instrumento é reprovado, o equipamento deve ser encaminhado para reparo em uma oficina credenciada. Após o conserto, deve ser novamente conferido, se aprovado é afixada a marca de verificação do exercício para o ano subsequente. Esta marca pode ser conferida pelo cidadão, que no caso de não estar presente, ou com referência aos anos anteriores, deve solicitar a utilização de um esfigmomanômetro com o selo do Inmetro atualizado.
Ação em Palmas
No dia 28 de novembro, a equipe técnica da área de Instrumentos fiscalizou os esfigmomanômetros do Hospital Medical Center. A verificação periódica desses instrumentos é importante para garantir a qualidade dos dados obtidos durante medições de pressão arterial. Dez equipamentos foram verificados e não houve nenhuma reprovação.
Ao longo do ano, a Agência de Metrologia vem verificando, sob demanda, esfigmomanômetros a pedido dos hospitais, clínicas e médicos.
No caso de uma reprovação, o equipamento poderá passar por manutenção, através de uma oficina credenciada pelo Inmetro, para tal serviço.
Importância do equipamento aferido
Regulamentado pelo Inmetro, o esfigmomanômetro deve ser verificado anualmente, a ação é obrigatória, assegurando a conformidade com as normas. Os instrumentos que são encontrados no modelo de aprovação devem ser retirados do mercado, e não devem ser utilizados.
A Agência de Metrologia realiza a verificação e fixa no aparelho a etiqueta com a referência ao ano seguinte. Quando a ação é realizada na fábrica, as equipes do instituto fixam a etiqueta verificação inicial, estando o instrumento sujeito a verificação subsequente a qualquer momento após a colocação em uso. Os aparelhos verificados neste ano recebem o selo do Inmetro com referência ao ano de 2024. Durante os ensaios laboratoriais, o instrumento é verificado através de aparelho padrão de pressão para ver se a medição está
Recomendação da Agência de Metrologia
A pasta recomenda aos profissionais da área de saúde, sobretudo aos médicos, que fiquem atentos quanto à verificação periódica do medidor de pressão arterial. Esfigmomanômetro desregulado pode falsear o diagnóstico médico e colocar em risco a saúde do paciente.
A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, reforça a necessidade da área de saúde fazer a aferição do equipamento. “A pressão arterial é um indicador vital da saúde cardiovascular. Possíveis leituras imprecisas podem levar a diagnósticos incorretos ou ações inadequadas. A calibração assegura que as leituras estejam alinhadas com padrões precisos, garantindo a confiabilidade dos resultados, haja vista que é com base na medição da pressão arterial, os profissionais de saúde tomam decisões sobre tratamentos, prescrições de medicamentos e intervenções”, aponta a gestora.
Saúde e diagnóstico certo em primeiro lugar
Os profissionais da saúde, as clínicas e hospitais interessados em fazer a verificação do esfigmomanômetro podem procurar a Agência de Metrologia para agendar o procedimento de medição.
Vale ressaltar que erros de medição podem levar a interpretações equivocadas dos níveis de pressão arterial. Isso pode resultar na falta de tratamento adequado para condições como hipertensão que, se não controlada, pode levar a complicações graves, como ataques cardíacos ou derrames
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°