
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza a 2ª edição da Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato), em Palmas. A competição iniciou nesta terça-feira, 28, e segue até quarta-feira, 29, reunindo 102 estudantes do ensino médio e 32 professores de unidades escolares de 12 Superintendências Regionais de Educação (SRE).
A diretora de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Anice de Souza Moura, ressaltou que a jornada permite aos estudantes aprofundar os conhecimentos técnicos daquilo que foi estudado na teoria. "Além de gerar integração e troca de experiências, enriquecendo a educação e fazendo com que os estudantes sejam protagonistas dos seus aprendizados”, pontuou.
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maia, reunindo competidores, superintendes regionais de Educação, gestores da Seduc e a diretora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas, Noemi Zukowski.
Competição
Os lançamentos dos foguetes tiveram início na tarde desta terça-feira, no Kartódromo Rubens Barrichello e prosseguem até esta quarta-feira, 29, das 8 às 12 horas. O encerramento e a cerimônia de premiação serão a partir das 14 horas, no Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maia.
Expectativas
A estudante Maria Julia de Castro, da equipe da Escola Estadual Juvenal Pereira de Sousa, de Tabocão, enfatizou a oportunidade de apresentar o projeto e colocar em prática o que aprendeu na construção dele. “A gente aprende muito e participar também vai ser um aprendizado por ter a oportunidade de ver outras experiências. Está sendo incrível, com muitos projetos maravilhosos. Estamos felizes de participar. É a minha primeira vez na Jato e está sendo uma experiência incrível. Tudo perfeito”, avaliou.
Da região sudeste do Tocantins, o aluno Vyctor Hugo Urcino, do Colégio Agropecuário de Almas, declarou que a participação da equipe nesta edição da Jato é uma oportunidade muito valiosa. “Sair da nossa cidade para competir é maravilhoso, além das experiências, fazemos novas amizades, trocamos informações. Também dá visibilidade para as escolas do interior. A expectativa para este ano é boa, já participamos no ano passado na nacional realizada no Estado do Rio de Janeiro e conquistamos o segundo lugar”, pontuou.
O estudante da 1ª série, Wellingthon Henrique da Silva, do Colégio Campos Brasil, de Araguaína, compartilhou as ações realizadas para poder vir a Palmas. “Na confecção do foguete foi possível aprender bastante a partir dos erros. Foram várias repetições para testar a distância que um foguete pode alcançar. É um aprendizado que serve para a vida toda. Foram nove testes em menos de duas semanas, num trabalho árduo, mas conseguimos satisfatoriamente alcançar nosso objetivo. Independentemente do resultado, tudo isso é um aprendizado. Sonhamos em passar para a próxima etapa que é a Olimpíada Brasileira de Astronomia”, finalizou.
O professor de matemática, Vinícius Kennedy Carlos Santana, do Colégio Agrícola Dom Bosco, do município de São Valério, pertencente à SRE de Gurupi, comentou sobre suas expectativas. “Esperamos compartilhar conhecimentos técnicos e científicos nesse evento, envolvendo os estudantes, colocando-os nessa importante discussão”, ponderou.
Jato
A Jornada Aeroespacial do Tocantins foi criada em 2022 em virtude da grande adesão dos estudantes do Tocantins na Olimpíada Brasileira de Astronomia. A atividade decorrente desse processo propicia aos estudantes aprofundar seus conhecimentos na área de física e também de astronomia, despertando o protagonismo das áreas aeroespaciais.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°