
Com a participação da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da delegada Danyelle Toigo e do escrivão Adriano Hermano Fonseca, foi empossado nesta terça-feira, 28, o Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância - Gestão 2023-2025. A posse ocorreu no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), em Palmas.
Presente à cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, destacou que a estrutura da Segurança Pública está pronta para fortalecer as ações do comitê. “Esse é processo que tem que ser feito por muitas mãos, mas que vai dar certo. Se não cuidarmos das crianças hoje teremos um futuro desesperador, por isso fica aqui o compromisso da Polícia Civil, da Secretaria da Segurança Pública com esta causa de máxima importância”, ressaltou o delegado.
O secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, deu posse aos membros do comitê e reforçou a importância da efetivação desse instrumento. “A questão financeira para essa política pública foi discutida no Plano Plurianual (PPA), temos recursos aportados na Lei Orçamentária e acreditamos que teremos políticas mais efetivas em nosso Estado. Tenho certeza que membros empossados hoje farão uma boa gestão, cada um dando sua contribuição a fim de beneficiar a primeira infância.”
O coordenador da Infância e Juventude, promotor de justiça Adriano Gomes de Melo Oliveira, lembrou da importância da participação de todas as esferas. “Precisamos que todos assumam as suas responsabilidades: Estado, Municípios e sociedade. A primeira infância tem que ser entendida e trabalhada como prioridade e isso também passa por um trabalho de conscientização”, lembrou.
O Comitê
O comitê foi instituído pelo Decreto nº 6.190, no dia 1º de dezembro de 2020, com a finalidade de assegurar a articulação de ações destinadas à proteção e à promoção dos direitos da criança na primeira infância.
Algumas das atribuições do comitê são: articular ações, no âmbito estadual, que visem ao atendimento integral e integrado da criança na primeira infância; acompanhar a execução de políticas públicas voltadas à primeira infância; atuar em regime de colaboração com os estados e os municípios; promover o desenvolvimento integral, a prevenção e a proteção contra toda e qualquer forma de violência contra criança na Primeira Infância, entre outros.
Representantes
Integram o Comitê representantes das seguintes pastas do Executivo e entidades da Sociedade Civil Organizada: Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça; Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes; Secretaria de Estado da Segurança Pública; Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social; Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/TO); Conselho Estadual de Saúde (CES/TO); Conselho Estadual de Educação (CEE/TO); Conselho Estadual de Cultura (CEC/TO); Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema/TO); e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH/TO).
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°