
Está aberta a consulta pública para a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), a ação é realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e conta com o apoio de estados, municípios e dos órgãos de trânsito com o objetivo de atender o art. 10 da Resolução n° 870 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2021, que estipula a revisão do Pnatrans a cada dois anos.
A consulta tem como finalidade incentivar a participação da sociedade na tomada de decisões relativas à formulação e a definição de políticas públicas voltadas para a construção de um trânsito mais seguro para todos e atualizar a referida Resolução, de modo a garantir o alinhamento contínuo do Pnatrans à nova Década de Ações para a Segurança no Trânsito promovida pela ONU.
Para participar, o interessado precisa acessar a plataformaParticipa + Brasil com a sua conta nogov.br e enviar sua proposta até o dia 30 de novembro. A participação da sociedade é fundamental para a construção de ações efetivas e que atendam às necessidades de todos que compõem o trânsito.
O Detran/TO tem atuado para a redução do número de sinistros de trânsito e de vítimas fatais em acidentes no Estado. Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), apontam que, de janeiro a outubro de 2022, foram 475 óbitos. No mesmo período deste ano, foram 413 vítimas, o que representa uma redução de 13,05% no número de casos.
Essa redução, de acordo com o vice-presidente do órgão, Jasson Quirino, é reflexo das iniciativas e ações educativas realizadas pelas equipes do Detran/TO. “Ao longo do ano, foram diversas atividades, além da promoção e da realização de projetos voltados para a redução do número de acidentes e para a conscientização quanto à importância de um trânsito mais seguro. Nossa meta é que nenhuma vida seja perdida e temos caminhado em direção a esse objetivo”, aponta.
Pnatrans
O Pnatrans foi criado em 2018, pela Lei n° 13.614, e tem como finalidade reunir e orientar gestores de trânsito para implementarem ações, visando à redução de mortes e lesões.O plano foi revisado em 2021 com a contribuição de especialistas de entidades e representantes da sociedade civil.
A meta do Pnatrans é, no período de dez anos, reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de veículos e o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de habitantes, ambos apurados no ano da entrada em vigor da Lei n° 13.614, de 2018.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°