Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
24°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Educação realiza formação sobre a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Capacitação do Programa Nacional de Alimentação Escolar é direcionada às equipes técnicas das 13 Superintendências Regionais e Educação

20/11/2023 às 11h52
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Programa Nacional de Alimentação Escolar visa atender às necessidades nutricionais dos educandos e oferecer alimentos que contribuem para as condições de saúde e para a aprendizagem dos estudantes - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Programa Nacional de Alimentação Escolar visa atender às necessidades nutricionais dos educandos e oferecer alimentos que contribuem para as condições de saúde e para a aprendizagem dos estudantes - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Para buscar a melhoria contínua dos serviços ofertados pelas unidades escolares da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, nos dias 21 a 24 de novembro, a Formação sobre a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O encontro será realizado a partir das 8 horas do dia 21, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

A iniciativa tem como objetivo capacitar mais de 100 profissionais que atuam no Pnae incluindo técnicos, nutricionistas e assessores da alimentação escolar das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).

Conforme a gerente de Alimentação Escolar da Seduc, Lucília Cardoso Fialho, o Pnae é fundamental para garantir a permanência dos estudantes nas unidades escolares, e uma das ferramentas que visam assegurar as condições adequadas à promoção da aprendizagem. “A alimentação escolar impacta na aprendizagem dos educandos. Com a correta execução, o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar] é um instrumento de melhoria da nutrição, do estado de saúde e consequentemente da qualidade de vida dos estudantes”, enfatizou.

A programação do evento inclui atualização das mudanças e avanços do Pnae nos últimos anos, dando destaque às especificidades da operacionalização do programa, que exige domínio técnico e habilidades dos profissionais envolvidos na execução das atividades nas escolas. A metodologia aplicada possibilitará que os participantes sejam multiplicadores nas escolas jurisdicionadas as suas respectivas Regionais a fim de oferecer suporte na operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar na rede estadual de ensino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.