
Na próxima segunda-feira, 20, escolas estaduais apresentarão a culminância dos projetos relacionados ao Dia da Consciência Negra. Em algumas escolas, os trabalhos estão sendo realizados desde o início do mês com palestras, estudos, pesquisas e conversas sobre a contribuição do povo negro para a formação cultural, econômica e social brasileira. Com uma programação diversificada, os estudantes apresentarão os resultados das atividades, por meio de poesia, músicas, danças, teatro, exposições e comidas típicas.
No Colégio Estadual de Cristalândia, escola referência no Tocantins quanto ao ensino da história afro-brasileira e que desenvolve o premiado projeto Batuque, as atividades são realizadas durante todo o ano com encerramento no dia 20 de novembro. Esta será a 19ª edição do projeto.
A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, determina que as escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, ofereçam o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira. Conforme a lei, os conteúdos devem abordar temas como a luta dos negros no Brasil, a cultural negra brasileira, a formação da sociedade nacional, a História da África e dos africanos e a contribuição dos povos negros na área social, econômica e política.
No Colégio de Cristalândia, a programação terá início às 10 horas, com a dança do Maracatu, e teatro sobre a obra Quarto de Despejo, de autoria de Maria Carolina de Jesus, uma mineira que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil. A escola também vai homenagear a cantora e compositora Elza Soares que, no ano de 2000, recebeu o título de ‘Melhor cantora do Universo’, em Londres, pela emissora BBC. Haverá também apresentações de Rap e premiação dos estudantes que tiraram as melhores notas no simulado de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. As comemorações encerram com uma feijoada.
O projeto Batuque da Escola Estadual Cristalândia está concorrendo ao Prêmio Rodrigo de Melo Franco, de caráter nacional, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que destaca ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro. O projeto vem sendo aprovado nas etapas da premiação e está na relação definitiva das ações finalistas e classificadas para Análise de Mérito.
Desfile beleza afro
Em Palmas, os estudantes da Escola Estadual Vale do Sol realizarão o projeto Beleza Afro, na próxima segunda-feira, no período da tarde, com um desfile que representará a beleza do Tocantins, utilizando figurinos de capim dourado.
Durante esta semana, a escola produziu uma sessão de fotos, com o fotógrafo Moisés Tavares, enfatizando a beleza negra. As fotos serão lançadas na próxima segunda-feira.
A programação conta ainda com apresentações de danças, palestras e muita animação.
CEM Castro Alves
No Centro de Ensino Médio Castro Alves, também na capital, a programação será realizada na terça-feira, 21. Os estudantes da unidade escolar declamarão poesias e farão apresentações musicais e de dança.
CEM Tiradentes
O Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, promove atividades desde o dia 13, com palestras, apresentações artísticas. A escola recontou a história de personagens tocantinenses como dona Romana, Zé da Rima, Genésio Tocantins, Raimunda Gomes da Silva (quebradeira de coco) e contou com a presença da professora e antropóloga Deyze dos Anjos, técnica da Gerência de Mediação Escolar, Cultura de Paz e Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação e outros convidados.
Gleidson Soares Dias, coordenador pedagógico da Área de Ciências Humanas do CEM Tiradentes, destacou que a programação representou um momento riquíssimo para a unidade escolar, principalmente pela colaboração da formação dos jovens.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°