
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, nos dias 16 e 17 de novembro, o Seminário e Conferência de Educação do Campo e Quilombola, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Estão sendo esperados cerca de 150 participantes entre educadores, gestores escolares, estudantes, além de representantes dos movimentos sociais do campo e quilombola do Tocantins.
A iniciativa visa promover um espaço de diálogo e reflexão sobre a construção de políticas para a Educação no território do Tocantins, a fim de construir os subsídios necessários para a formulação da Política Estadual de Educação do Campo e Quilombola, a partir das realidades e anseios das escolas do campo e quilombolas da rede estadual.
A rede estadual do Tocantins conta com 47 escolas do campo e quatro escolas quilombolas, que atendem 7.403 estudantes. Entre as unidades do campo, cinco escolas ofertam a Pedagogia da Alternância, quatro dessas são Escolas Família Agrícola e três Escolas Agrícolas que ofertam ensino técnico profissionalizante.
“Com o Seminário e a Conferência, buscaremos refletir sobre a realidade das escolas do campo e quilombolas, bem como a realidade de suas comunidades escolares, oportunizando a proposição de ações que visam fortalecer as experiências positivas e solução para os anseios das comunidades diagnosticadas”, enfatizou a diretora de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc, Lúcia Flôr Lino.
Programação
No primeiro dia, a programação começa às 8h30, com a solenidade de abertura do Seminário. Durante todo o dia, serão apresentadas experiências das unidades escolares do campo e quilombola da rede estadual do Tocantins, com espaços para debates.
Três importantes palestras estão previstas:Caminhos e Descaminhos da Educação do Campo no Tocantins, ministrada pelo professor Dr. Ubiratan Francisco de Oliveira, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT);Educação do Campo e Políticas Agrárias, com o professor Dr. Bernardo Mançano Fernandes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) ePedagogia da Alternância, com o professor Ozéas Neres de Cerqueira, da Escola Família Agrícola de Porto Nacional.
Conferência
Na sexta-feira, 17, o evento terá início às 9 horas. Serão apresentados os objetivos e metodologia da pesquisa da UFNT e Seduc, junto às escolas e suas respectivas comunidades. À tarde serão realizadas as apresentações das unidades de ensino e movimentos sociais. Os resultados da Conferência serão compilados e reunidos em um caderno de subsídios de formulação da Política de Educação do Campo e Quilombola do Estado do Tocantins.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°