
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) comemora, mais uma vez, o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Dessa vez, as notas do exame, aplicado em 2022, consagram a Unitins como a detentora do melhor curso de Direito do Estado, permanecendo com conceito 4 no curso ofertado no Câmpus Palmas, porém, com um aumento de 19% em relação à nota de 2018, passando de 3,18 para 3,79, colocando-o em primeiro no ranking das instituições de ensino superior do Tocantins. Outra boa notícia é a evolução do conceito do curso de Direito do Câmpus Dianópolis, que saltou de 1 para 4.
Com tanta evolução, a Unitins se consolida como a melhor universidade estadual da região Norte do País, de acordo com o ranking do Enade, em relação à qualidade do curso de Direito. Os resultados foram divulgados nessa terça-feira, 31, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os conceitos no Enade vão de 1 a 5.
Dos cinco melhores cursos de Direito do Estado, a Unitins oferta três deles: nos câmpus Palmas, Dianópolis e Augustinópolis.
Em relação aos demais cursos da Unitins, avaliados em 2022, Serviço Social/Câmpus Palmas, Administração/Câmpus Dianópolis e Direito/Câmpus Augustinópolis permaneceram com o conceito 3; o curso de Ciências Contábeis/Câmpus Dianópolis passou de 2 para 3; enquanto o curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, 2.
Plano
O bom resultado que vem sendo alcançado a cada ano não é por acaso, sendo fruto de um trabalho conjunto. A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), professora doutora Arlenes Buzatto Delabary Spada, explicou que a Diretoria, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), desde 2021, vem aprimorando e executando o Plano de Ações para o Enade. O plano permite mapear as fragilidades dos estudantes apontadas nos Relatórios do Enade, divulgados pelo Inep. Desta forma, sempre que uma fragilidade é observada, seja na Formação Geral, sejam nos Conhecimentos Específicos, uma ação mitigadora é executada.
“Isso tem-nos feito avançar nestes indicadores de forma constante. Tivemos grandes avanços do Enade 2018 para o Enade 2022. Esses resultados tornam-se mais expressivos ainda se considerarmos as dificuldades do período pandêmico. Estamos muito felizes com os resultados alcançados. Todos estamos de parabéns. Em especial, os alunos (hoje egressos) que realizaram o exame no ano passado. Temos agora o compromisso e a responsabilidade de manter e melhorar o que eles nos deixaram”, completou a diretora.
Conquista
O coordenador do curso de Direito do Câmpus Palmas, Paulo Beli, comemorou a conquista e atribuiu o feito ao corpo docente e acadêmicos. “Uma gratidão muito grande aos nossos alunos e professores. Pelo esforço, pela dedicação, pelo compromisso, pois a gente sabe que a Universidade Pública não exige uma contrapartida financeira por parte do aluno. E quando o aluno pode dar uma contrapartida em termos de resultado, isso é muito engrandecedor para a Universidade. E foi isso que nós tivemos e que consolidou o curso de Direito da Unitins, do Câmpus de Palmas, como o melhor curso do Estado e sexto melhor da Região Norte. O resultado mostra esse compromisso que os nossos alunos e os nossos professores têm com os nossos resultados”, destacou.
Resultado celebrado, também, pela coordenadora do curso de Direito do Câmpus Dianópolis, Beatriz Mafra. A docente revela que o conceito 1 trazia apreensão entre o colegiado do curso e acadêmicos, pois não refletia a realidade da graduação, e que, agora, o conceito 4 valida a qualidade do ensino ofertado.
“Era uma nota que, muitas vezes, trouxe angústia para toda a comunidade acadêmica do curso de Direito, porque a gente sabia que não nos representava. É um curso que está sempre em expansão, e que, em 2022, ficou em primeiro lugar na aprovação da OAB, no estado do Tocantins, com a margem de porcentagem de aproveitamento de mais de 21% na frente dos outros câmpus e das outras instituições de ensino. O conceito 4 valida essa qualidade”, declarou Beatriz.
Para a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, o resultado do Enade 2022 “espelha um trabalho intenso, compromissado e coletivo de toda a equipe da Prograd, junto com os coordenadores e o trabalho delineado e planejado pela gestão do reitor Augusto Rezende e da vice-reitora Darlene Teixeira Castro. Então, nós estamos muito felizes por espelhar para o Tocantins, para a sociedade tocantinense, a qualidade, o compromisso desse ensino público gratuito de nível superior ofertado pela Unitins”, falou, agradecendo e parabenizando acadêmicos, docentes e coordenadores de cursos pelo empenho e resultado.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou acreditar que “o cuidado qualitativo que a Universidade tem reflete nesses números do Enade, tendo a Universidade um crescimento na grande maioria dos cursos, não só na pontuação final, como também nos indicadores internos. Então, são dados importantes que a Unitins comemora”, arrematou.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°