
Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário de Cidadania e Justiça, Deusiano Pereira Amorim, participou, nesta sexta-feira, 22, do Seminário Comemorativo dos 4 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância, realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília. Também representando o estado, o secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini, estava presente.
Na ocasião, o Tocantins realizou a adesão ao Pacto, juntamente com novas instituições que se mostraram interessadas em somar-se às 312 signatárias já participantes.
O Seminário teve como objetivo apresentar avanços e subsídios a partir dos quatro anos de realização do Pacto para implementação do Marco Legal da Primeira Infância, que foi firmado em 25 de junho de 2019, estabelecendo uma parceria entre o CNJ e diversos atores que compõem a extensa rede de proteção à infância no Brasil. O secretário de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), destacou que a participação do Tocantins demonstra o engajamento na construção de um futuro no qual todas as crianças tenham igualdade e acesso a serviços de qualidade.
“Neste ato de adesão ao Pacto pela Primeira Infância, que o Tocantins passa a integrar, por determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa, é importante destacar que o Estado não está apenas se unindo a esta iniciativa a nível nacional, mas também está tomando medidas concretas. O Governador já delineou todas as ações que serão realizadas dentro do Estado e reconhecemos a importância de investir no desenvolvimento e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor”, destaca.
O Secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, ressaltou a importância da adesão ao Pacto. “A participação ativa do Tocantins neste projeto reflete o compromisso do estado em desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais sensível às necessidades das crianças e de suas famílias. O governador Wanderlei Barbosa tem em sua forma de trabalhar uma preocupação genuína com a participação do estado na garantia de uma vida realmente digna para os tocantinenses", afirmou.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, conduziu o evento, e em seu pronunciamento reforçou que a constituição garante às crianças e adolescentes prioridade nas políticas públicas. “A pessoa em desenvolvimento é responsabilidade compartilhada. É uma responsabilidade da família, da sociedade e do estado. A nossa constituição confere às crianças e adolescentes, e apenas a eles, prioridade absoluta”, afirma.
O Seminário foi prestigiado também pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, OG Fernandes, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°