
A penúltima Consulta Pública do PPA 2024-2027 contou com grande participação dos Jalapoeiros e elegeu prioridades que atendem toda a região do Jalapão, tendo um olhar especial para os quilombolas, que tiveram participação ativa nos eixos de discussão e conseguiram colocar sua principal prioridade entre as três principais.
Foram quase 700 pessoas credenciadas para a Consulta Pública realizada nessa terça, 12 de setembro, em Novo Acordo. Divididas em 7 eixos temáticos, a comunidade da regional Jalapão, composta por 9 cidades, discutiu e elegeu os desafios de cada temática para melhorar a vida de toda a comunidade.
Os desafios principais, eleitos na plenária final por todos os participantes, representam as demandas mais urgentes da região e refletem os desejos da população para os próximos 4 anos, apontando um futuro próspero e de maior qualidade de vida.
Resultados
A Prioridade das Prioridades, eleita pelacomunidade, foiaCriação do Hospital Regional da Região Jalapão,do Eixo Saúde e Bem –Estar. Essa é uma demanda para atender a comunidade, gerar emprego e renda e melhorar a condição da população, atendendo, de forma indireta, o turista, oferecendo saúde para todos.
O Eixo de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve maior número de participantes, garantiu a eleição do desafio:Valorizar os profissionais da Educação.
Um marco desta edição foi a grande representatividade quilombola no evento. Com isso, o desafioViabilizar a demarcação dos Territórios Quilombolas, do Eixo GestãoPúblicae Governança foi o terceiro mais bem votado.
Melhorar a manutenção das rodovias estaduais não pavimentadasfoi o escolhido do Eixo Infraestrutura Econômica e Urbana, uma demanda que atende as regiões mais distantes do Jalapão.
Modernizar e ampliar a infraestrutura tecnológica, logística, equipamentos, instalações e aumentar o efetivo das forças de segurança pública e sistema socioeducativo, foi o desafio escolhidopelo EixoSegurança, Assistência Social e Cidadania.
Do Eixo Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Renda, o desafio eleito foiPromovera melhoria da infraestrutura turística.
Aperfeiçoaro processo de licenciamento, monitoramento, inspeção e fiscalização ambientalfoi a escolha do Eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
PPA na prática
A partir dos desafios eleitos em cada eixo temático o Governo do Tocantins vai elaborar a proposta do PPA 2024-2027, contemplando objetivos, metas e ações para tornar as prioridades eleitas uma realidade de Governo. O PPA é o balizador do orçamento público e as ações contempladas no seu planejamento são as diretrizes dos próximos 4 anos do Estado.
Cronograma
As consultas públicas tiveram início em Araguatins no dia 14 de abril e já foram realizadas nove edições, de norte a sul do Tocantins. A caravana do Governo do Tocantins está trabalhando para ouvir os principais desafios e demandas da comunidade de todas as regiões. Com o lema Ouvir para Cuidar, a primeira consulta ocorreu no dia 14 de abril eseguiramnas seguintes cidades: Araguatins (14/04); Araguaína (26/05); Colinas (02/06); Divinópolis (23/06); Taguatinga (28/06); Dianópolis (30/06); Gurupi (04/08); Pedro Afonso (05/09) e Novo Acordo (12/09).
A última Consulta Pública do PPA fecha o total de 10 Consultas Públicas e ocorre nesta sexta, 15 de setembro, em Palmas, no Colégio Militar Senador Antônio LuizMaya, a partirdas 8 horas. Participe da última Consulta Pública do PPA 2024-2027 e dê voz aos seus anseios e desejos para o futuro do Tocantins.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°