
Com a meta de cadastrar o maior número de agricultores familiares do Estado e assim, com o cadastro regular, garantir o acesso do produtor às compras institucionais, linhas de crédito, assistência técnica e muitas outras políticas públicas, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), realiza aSemana do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Contemplada no Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater Tocantins), essa força-tarefa ocorre até a sexta-feira, 15, em todas as Unidades Regionais e os Escritórios Locais do órgão rural.
Em Divinópolis, uma das primeiras a serem atendidas foi a agricultora Aline Rodrigues, da Associação União, que buscou o cadastro porque vê a importância do documento para acessar os benefícios do governo. Um deles é o acesso à linha de crédito para melhorar sua produção de gado e galinhas.
Valdivino Francisco Alves, do assentamento Barreirinha, em Abreulândia, soube da ação e também procurou o órgão para o cadastro. Ciente de que este documento substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e que, com ele, terá acesso aos benefícios do governo, agradeceu pela ação. “Para a gente, esse documento é valioso e muito importante, só temos a agradecer ao Ruraltins por estar sempre nos atendendo”, avaliou.
Em Palmas, os técnicos da sede receberam os produtores da Associação dos Produtores Rurais da Piabanha e Entorno. O produtor Adailton Moraes de Alencar Ribeiro também ressaltou a importância do cadastro. “Com o CAF, nós vamos poder participar de programas do governo e melhorar a nossa produção de mandioca e farinha. Isso vai ajudar também na parte de legalizar nossa atividade”, concluiu.
Sobre o CAF
O CAF veio para substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP), possibilitando maior transparência e segurança, pois as informações declaradas pelo agricultor familiar serão validadas por informações já existentes em outras bases de dados do Governo Federal.
Cadastro
De forma gratuita e com validade de dois anos, a inscrição no CAF no Tocantins é feita pelos técnicos do Ruraltins. O interessado pode procurar o órgão mais próximo de sua propriedade, munido da documentação.
Documentos
- RG e CPF – todos os membros familiares maiores de 16 anos (para menores de 16, é opcional);
- Certidão de casamento, se casado no civil. Nas demais formas de união, basta a informação;
- Comprovante de residência;
- Número de Celular;
- CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) – todos os membros maiores de 18 anos — INSS;
- Extrato de Benefícios Sociais – Caixa Econômica;
- Documentos da Terra (escritura, recibo, etc);
- CAR (Cadastro Ambiental Rural);
- Para os não proprietários – contrato de comodato, arrendamento, meação com, no mínimo, 12 meses de feito.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°