
O Ministério de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) lançou nessa segunda-feira, 4, em Brasília (DF), a Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), em evento com a presença do vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin. Representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; o secretário Extraordinário de Representação, Carlos Manzini, participou da cerimônia de adesão do Estado à PNCE. A Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Serviços (Sics) estava representada pela gerente de Desenvolvimento da Exportação, Geanny Pinheiro.
A PNCE foi instituída no mês de julho deste ano, por meio do Decreto n° 11.593 do Governo Federal, estabelecendo diretrizes para a difusão da cultura exportadora, especialmente, entre micro, pequenas e médias empresas. As diretrizes buscam aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo programas, projetos e ações inclusivas para a inserção de empresas no comércio exterior brasileiro. Com a adesão à PNCE, o Tocantins passa a integrar um Comitê Nacional que trabalhará na implantação de ações.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou as principais políticas públicas que precisam ser trabalhadas para ampliar as exportações, que são a taxa de câmbio competitiva, a melhoria da carga tributária, a desburocratização, o financiamento, os acordos internacionais, a inovação, a logística e a sustentabilidade. “Temos um belo desafio pela frente. Precisamos agir na causa dos problemas. O que fazer para ter mais competitividade? Não tem bala de prata, mas sim um conjunto de tarefas que realizamos todos os dias. O importante é criarmos a cultura exportadora no país”, ressaltou o vice-presidente.
Por meio das diretrizes estabelecidas pela PNCE, o secretário Carlos Manzini destacou que o Tocantins está preparado para ter participação ativa no Comitê. "O que está proposto pela PNCE vem ao encontro de políticas públicas que o Tocantins já está desenvolvendo e, portanto, temos condições de fazer propostas que venham fortalecer o trabalho em andamento. O pronunciamento do vice-presidente Geraldo Alckmin traz diversos pontos que hoje já são políticas públicas adotadas pelo governador Wanderlei Barbosa”, pontuou o secretário.
Pics Tocantins
A PNCE vai fortalecer o Programa de Impulsionamento da Indústria Comércio e Serviços (Pics), uma Política de Estado do Governo do Tocantins, implantada por meio da Sics, com foco no desenvolvimento socioeconômico do Estado. O Pics envolve instituições públicas e privadas em oito pilares estruturantes: infraestrutura empresarial e logística; desenvolvimento empresarial e sistemas produtivos; segurança jurídica e política; inovação e tecnologia; matéria-prima; mão de obra qualificada; oferta de crédito e planejamento estratégico.
A gerente de Desenvolvimento da Exportação da Sics, Geanny Pinheiro, explicou que a proposta de integração nacional, apresentada pela PNCE, será mais um estímulo ao Pics. "O Programa é feito de convergência e transversalidade entre as pastas de governo e as entidades representativas dos setores produtivos, para agregar valor aos produtos produzidos no Estado, com foco na comercialização nacional e internacional. Dentro do pilar de desenvolvimento empresarial, temos o projetoTocantins pelo Mundo, que ensina aos pequenos negócios como importar e exportar", esclareceu.
Exportação no Tocantins
No Tocantins, atualmente, as exportações estão concentradas principalmente noscommoditiesagrícolas, principalmente na soja, carne bovina e milho, ocupando as três primeiras posições, respectivamente. Um dos objetivos do Pics é diversificar os produtos exportados, focando principalmente nas micro, pequenas e médias empresas, para atingir esse objetivo.
O secretário de Estado da Indústria, Carlos Humberto Lima, esclarece que o Governo do Tocantins vem adotando medidas para promover a exportação de produtos tocantinenses e gerar economia. "Contamos com o projetoTocantins pelo Mundo, que visa à qualificação de micro e pequenas empresas, para que elas consigam identificar oportunidades de exportação, resolver questões logísticas e adquirir conhecimento de regulamentações e estratégias de marketing internacionais, são capacitações complementares ao PEIEX do Governo Federal. O Tocantins tem um grande potencial logístico e estamos trabalhando para criar uma infraestrutura adequada para exportação em todos os modais, melhorando os equipamentos estratégicos [parques industriais, rodovias, pontes, dentre outros] e reduzindo os custos de transporte. Assim, estaremos mais próximos de diversificar nossos produtos e ampliar nossa pauta de exportação”, concluiu o secretário.
Para estimular essa diversificação, um dos programas trabalhados é oProdutos da Terra, que tem o objetivo de estruturar agroindústrias e centros de comercialização para estimular a agricultura familiar, um dos setores com o maior potencial para descentralizar os produtos de exportação do Tocantins. Nesse cenário, produtos a base de matéria-prima oriunda da região amazônica e das frutas do Cerrado já despontam como um potencial.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°