Teve início nessa segunda-feira, 28, a programação da ação descentralizada que faz parte da Operação Shamar, no Capim Dourado Shopping, em Palmas. Promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), em parceria com a Secretaria da Mulher, o evento tem o objetivo de sensibilizar, conscientizar, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A programação contou com diversas apresentações voltadas ao tema do Agosto Lilás. A turma do oitavo período do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau- Palmas) organizou uma apresentação teatral destacando os vários tipos de violência que uma mulher pode sofrer.
Agentes da Polícia Penal mostraram como funciona a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, que controla agressores que cumprem medida protetiva e ajuda a resguardar as vítimas.
Ao final do evento, mulheres representantes de instituições que fazem parte da rede de proteção à mulher se reuniram para um bate-papo, onde debateram sobre violência doméstica. Participaram da conversa a delegada titular da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Palmas (1ª Deam - Palmas), Suzana Fleury, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça na Área da Mulher do MPE-TO, Isabelle Figueiredo, a diretora de Prevenção da Violência contra a Mulher da Secretaria de Estado da Mulher, Antonia Ferreira dos Santos, a juíza Coordenadora do programa Permanente de Inclusão da Mulher na Política: + Mulher + Democracia do TRE/TO, Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, e a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ–TO), Gizella Bezerra.
A delegada e diretora de Polícia do Interior, Ana Carolina Coelho, ressalta que durante todo o mês de agosto, a Polícia Civil está atuando no enfrentamento à violência contra a mulher. “Em alusão ao Agosto Lilás, nós intensificamos os trabalhos de divulgação e conscientização quanto ao fim da violência doméstica e a importância da denúncia para evitar que ocorra o feminicídio, por exemplo”, finalizou.
Presente ao evento, a secretária da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância do Agosto Lilás. “Essa campanha tem sido uma excelente oportunidade para que a sociedade possa refletir sobre a violência doméstica, buscar soluções conjuntas e garantir que as mulheres tenham seus direitos respeitados e protegidos”, pontuou.
A programação se estende até esta terça-feira, 29, a partir das 14 horas, no Capim Dourado Shopping.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°