Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
29°

Tempestades

Palmas, TO

Geral Tocantins

Ex-governador Mauro Carlesse é condenado por ter usado bloqueador de sinais no Palácio Araguaia

Equipamento foi encontrado durante operação da Polícia Federal em cima da mesa no gabinete. Ele terá que pagar multas e não poderá ocupar função pública por mais de dois anos; cabe recurso.

27/07/2023 às 10h27
Por: Redação Fonte: G1
Compartilhe:
internet
internet

O ex-governador Mauro Carlesse (Agir) foi condenado a não ocupar cargo público por mais de dois anos e pagamento de multa por usar um bloqueador de sinais no próprio gabinete enquanto estava à frente do governo do Tocantins. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.

A sentença do juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva, da 4ª Vara Federal, condenou o ex-governador pelo crime de desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação.

A pena inicialmente foi fixada em 2 anos e quatro meses de prisão, mas acabou sendo substituída pelo pagamento de dez salários mínimos e proibição de exercer cargo, função e atividade pública pelo mesmo período.

O governador também deverá pagar mais R$ 89,7 mil de multa.

O advogado Juvenal Keyber, que representa Mauro Carlesse, afirmou que “as provas produzidas em audiência de instrução deixaram claro que o aparelho já estava no gabinete quando assumiu o governo do estado. Ficou provado pelas testemunhas que o aparelho não era usado. A própria PF admitiu quero aparelho não estava funcionando quando da busca e apreensão. Portanto, respeitamos a decisão, mas recorreremos”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.