
Para que crianças e adolescentes estejam protegidos durante a temporada de praias no Tocantins, uma campanha de conscientização sobre a primeira infância está percorrendo os municípios com o propósito de chamar a atenção da sociedade. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
Com o temaNesse verão, não desvie o olhar, a caravana está abordando, pais, crianças, adolescentes, comerciantes e turistas para entrar nessa atividade de atenção sobre a venda de bebidas alcoólicas, afogamentos, acidentes nas praias, desaparecimento de pessoas e denúncias de maus-tratos, violência sexual, exploração sexual e negligências.
Para a psicóloga da Diretoria de Atenção Primária (DAS) da SES-TO, Viviane Souza Paiva, o envolvimento nessa parceria traz muito otimismo para o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes. “Precisamos primeiramente agradecer imensamente por esse convite para essa ação tão importantíssima, pois os benefícios que pretendemos aqui é fazer com que a sociedade se envolva mais nesses cuidados, sabendo para quais canais podem ligar e acompanhar esse trabalho de proteção”.
A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente da Seciju, Zeroildes Miranda, comentou sobre como esse apoio é importante para o entendimento da sociedade. “A nossa ideia é levar a rede de atendimento a esse público para que, juntos, possamos promover uma maior conscientização sobre os direitos das crianças e dos adolescentes que estão neste momento nos rios, piscinas, clubes e praias do Estado, convidando a todos para combaterem qualquer tipo de violação do direito com criança e adolescente. Então, vamos todos juntos na proteção integral dos direitos da criança e do adolescente neste verão”!
Importância do apoio da sociedade
Segundo a psicóloga da DAS da SES-TO, Viviane Souza Paiva, “a sociedade pode nos ajudar” fazendo os cuidados, observando e cuidando das crianças. Caso perceba uma criança sem nenhum responsável por perto, ligue para os canais de comunicação oficiais e faça a denúncia de suspeita. É primordial que a sociedade se envolva nesse cuidado de proteção das crianças e adolescentes”.
Não desvie o olhar
A ação já percorreu praias nos municípios de Peixe, Paranã e Palmas, levando mensagens de cuidados com desaparecimento, abuso e violência sexual, trabalho infantil, canais de denúncias, além da distribuição de pulseiras de identificação para crianças de até seis anos e fixação de cartazes em todas as barracas nas praias.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°