
Assim como ocorreu no Tocantins em maio deste ano, os proprietários de rebanho na Ilha do Bananal terão que obrigatoriamente realizar a declaração de informações pecuárias na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), de 1º de agosto a 30 de setembro. Reunião para traçar das estratégias foi realizada nessa terça-feira, 11, com as equipes técnicas. A estimativa é que 287 retiros cadastrados com uma média de 110 mil bovinos, entre outras espécies, atendam o chamamento.
O gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, explica que equipes da instituição intensifica ações de vigilâncias neste período em cumprimento às exigências do protocolo pós-suspensão de vacinação contra febre aftosa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Faremos vigilância ativa por amostragem nos retiros e exames clínicos de pata e boca nos animais para comprovar que não tem ocorrência da enfermidade no Tocantins, além de prestarmos orientações sobre a importância da declaração de informações pecuárias para obtermos o reconhecimento nacional e internacional de livre da doença sem vacinação”, avalia.
O Tocantins conta com mais de 11,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) e se mantém vigilante para a doença. “As informações são importantes para o controle sanitário, além de subsidiar dados para tomadas de decisões do Governo do Estado”, ressalta o presidente da Adapec, Paulo Lima. As espécies animais alvos do monitoramento direto do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) são a bovina, bubalina, ovina, caprina e suína.
Multas
Após o período de declaração, os produtores rurais inadimplentes serão autuados por não declaração no valor de R$ 127,69. Além disso, terão a ficha de movimentação de rebanho bloqueada até a regularização.
Ilha do Bananal
A maior ilha fluvial do mundo tem aproximadamente 20 mil km² quadrados de área, cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Reserva ambiental brasileira desde 1959.
Na Ilha do Bananal, a inspeção dos animais é realizada neste período, pois a maior parte do ano as áreas estão alagadas dificultando o acesso. É no período de seca que os produtores rurais conseguem de forma mais efetiva chegar aos animais e fazerem as práticas sanitárias necessárias à manutenção da saúde.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°