
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), promove nesta sexta-feira, 7, mais uma reunião para tratar de ações preventivas contra a influenza aviária (H5N1), na sede da Adapec, em Palmas. As reuniões ocorrem a cada quinze dias e visam a avaliação das atividades realizadas e a criação de diretrizes para novas ações, em virtude do estado de emergência zoosanitária decretado em 15 de maio.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente, o Brasil registrou 61 casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. É preciso reforçar que o Tocantins não registrou nenhum caso confirmado da doença.
Para o auditor fiscal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), Welciton Assunção, essas ações já são preconizadas no plano estratégico proposto pelo Mapa, sendo de extrema importância esse envolvimento dos órgãos parceiros. “É impossível falar em diretrizes de prevenção à influenza aviária sem que haja essa correlação entre saúde humana e saúde animal; principalmente por se tratar de uma zoonose”, afirma.
Durante a reunião, estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV/TO), Polícia Ambiental, Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ); e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Prevenção
A atenção deve ser redobrada nesse momento. Ao observar aves doentes ou mortas, sendo elas domésticas ou silvestres, não toque no animal, mantenha distância mínima de 2 metros e informe imediatamente a Adapec pelo Disque-Defesa, através do 0800 063 1122, se preferir pelo site:to.gov.br/adapecou pelo e-mail:pesaadapec@gmail.com.
Em caso de pessoas expostas a aves suspeitas ou confirmadas para a Influenza Aviária, informar imediatamente a Secretaria de Saúde, ligue para o CIEVS pelo telefone: 0800 642 7300.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 33°