
A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), juntamente com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-TO), disponibilizam nesta sexta-feira, 23,checklistspara subsidiar as secretarias na realização da repactuação e do reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos na administração estadual. Estas estão disponíveis para pesquisa edownloadpor meio do endereço:https://shre.ink/lMM9.
A ação foi motivada pelo grande número de processos que davam entrada na CGE e na PGE com muitas diligências a serem atendidas. “Com esta iniciativa, o Governo do Tocantins passa a contar com um direcionamento às pastas na condução de contratos que demandem reequilíbrio econômico-financeiro, repactuação de valores e reajustes financeiros”, explica o secretário-chefe da CGE-TO, José Humberto Muniz Filho.
O gestor acrescenta que a iniciativa, “permitirá a concretização da atuação de conformidade que melhorará processos e fluxos de trabalho em procedimentos recorrentes no cotidiano de todas as esferas administrativas estaduais”, afirma José Humberto Muniz Filho.
Para o procurador-geral do Estado, Klédson de Moura Lima, “essas medidas contribuirão para a segurança jurídica da administração, dos fornecedores e para um ambiente de negócios mais atrativo no Tocantins, de modo que possa trazer maior motivação aos investidores”, enfatiza.
O procurador ressalta ainda que, por meio daschecklists, o Governo imprime eficiência e rapidez nas compras governamentais. “São instrumentos de padronização dos procedimentos de contratação.Além de peça necessária a compor todos os processos administrativos montados nas secretarias, servirá como referência técnico-jurídica e auxiliará e muito na análise rápida da demanda”, finaliza.
O trabalho foi realizado por meio da atuação técnica do setor de controle interno da CGE-TO e da consultoria da Procuradoria. “Com aschecklists, antes de enviarem os processos para análise da CGE e da PGE, as pastas podem fazer essepari passu[no sentido de alinhamento] de todas as peças e situações que devem constar nesses processos”, explica o superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno; Benedito Martiniano da Costa Neto.
Apoio técnico
As listas de documentos e informações vêm sendo discutidas e alinhadas desde abril, em uma ação da CGE e da PGE. Demais órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual também apresentaram sugestões de melhorias.
Desde o início das tratativas, CGE e PGE reuniram os órgãos e as entidades que mais executam contratos de obras, sendo a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); e a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); e as secretaria de Estado das Cidades, Infraestrutura e Habitação (Secihd); da Educação (Seduc); e da Saúde (SES); e com o apoio técnico dessas elaboraram aschecklists.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°