Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
24°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Palmas

Monitor da Violência: Tocantins tem aumento no número de assassinatos nos primeiros três meses de 2023

Estado teve aumento de 7,3% no número de assassinatos na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano. O país registrou queda de 0,7% no mesmo período.

21/06/2023 às 15h11
Por: Redação Fonte: G1 TOCANTINS
Compartilhe:
Internet
Internet

O Tocantins teve um aumento de 7,3% no número de assassinatos na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano. O estado está na contramão do país, que registrou uma baixa de 0,7% em relação ao ano anterior.

O levantamento foi feito pelo g1, por meio do Monitor da Violência. O projeto analisou os dados oficiais de 26 estados e do Distrito Federal. O trabalho é uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Tocantins está entre os 14 estados que apresentaram aumento no número de mortes. Entre janeiro e março de 2022 tinham sido 96 homicídios no estado. Neste ano, foram 103 mortes.

Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

O número de assassinatos no estado vem sendo puxado principalmente pela onda de violência em Palmas. Em 2023, a capital registrou até esta terça-feira (20) o total de 86 mortes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.