
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) promoveu, nesse sábado, 27, um encontro especial na Fazenda Araguaiana, localizada na região do Bico do Papagaio, em Araguatins. O Dia de Campo realizado por meio do Programa ABC/Corte (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) e Integra Zebu teve como objetivo principal incentivar práticas sustentáveis na agricultura e fornecer conhecimentos técnicos aos produtores.
O evento reuniu produtores da Associação de Produtores da Região do Bico do Papagaio (ProBico-TO), e contou com a participação de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e técnicos do Ruraltins, que compartilharam informações valiosas sobre a tecnologia de Integração, Lavoura, Pecuária do Programa Integra Zebu, Programa ABC Corte e Solos da região do Bico do Papagaio visando benefícios econômicos, ambientais e otimizar os resultados.
O Programa ABC/Corte é desenvolvido pelo Embrapa em parceria com o Ruraltins e o Ministério da Agricultura, e o Integra Zebu pela parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e por meio da integração desses programas são oferecidas capacitações, assistência técnica para que os produtores possam implementar as práticas sustentáveis em suas propriedades.
Durante a abertura do evento o engenheiro agrônomo e proprietário da fazenda, Luciano Andrade, frisou que a proposta do Dia de Campo é abrir as portas para a Embrapa em forma de contrapartida dos serviços de consultoria prestados há oito anos, e para os produtores e interessados visualizarem os resultados com credibilidade, com os números apresentados. Dessa forma a fazenda está aberta para quem deseja ver de perto e saber que é possível produzir com rentabilidade, a partir da tomada de decisão administrativa e da capacidade operacional de cada um.
A proprietária Maria Marques Gouveia Vilela conta que a família veio de Minas Gerais, há 18 anos, investir no Tocantins, por acreditar no potencial da região, e comemora os desafios vencidos, com o resultado de uma propriedade produtiva e com ótimas referências. "Viemos de Minas, observamos o clima e a vegetação muito diferentes, mas por ser um lugar muito bom, somos felizes aqui. Nossa produção sempre foi de equinos e bovinos, com cria, recria e engorda. Há oito anos fazemos reforma da pastagem com a Integração, Lavoura e Pecuária [iLP), usando o milho e já usamos o arroz. Temos uma Unidade de Referência Tecnológica da Embrapa, acompanhada pelo Ruraltins que nos proporciona esse dia de campo", detalhou Maria Marques.
A engenheira florestal do Ruraltins, Marla Guedes, responsável por essa ação, explicou que o convênio ABC firmado com o Ministério da Agricultura fomenta a capacitação técnica de extensionistas em diversas áreas. "Apresentada em Dia de Campo, a Integração, Lavoura e Pecuária e Pecuária Intensiva de Corte é uma das áreas fomentadas para proporcionar áreas produtivas com aumento do potencial, com planejamento com os produtores e o alcance dos resultados", pontuou Marla.
Em uma das estações de palestras técnicas, o pesquisador da Embrapa, Deivison Santos, explanou sobre as características física e química dos solos da região do Bico do Papagaio e o consultor, enquanto extensionista do Ruraltins, Átila Damasceno, apresentou os resultados da safra 2021- 2022. “Os dados da Fazenda foram bem satisfatórios, chegou a produzir 35 arrobas por hectares, no primeiro ano, é uma atividade que tem se mostrado muito sustentável, um rendimento muito favorável dentro do projeto. A Embrapa tem trabalhado muito o sistema, a unidade aqui dentro de Araguatins na Fazenda Araguaiana se tornou uma referência na região, aportada junto com o Ruraltins, os trabalhos estão bem desenvolvidos, e em nosso dia a dia ainda vão ouvir falar muito sobre o ABC corte”, frisou Átila.
O zootecnista extensionista rural do Ruraltins, Josevaldo Rodrigues Lima, que também apresentou os dados da Integração Lavoura Pecuária, ressaltou que a propriedade já é referência na região, e que é o momento de os produtores pegarem essa experiência e tentar transferir para suas propriedades.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides, destacou a importância da união dos produtores ao compartilhar o crescimento dos resultados em suas propriedades. “Mais uma vez estamos aqui no Dia de Campo no Integra Zebu com o ProBico, que é um grupo de organização dos produtores do Bico Papagaio, os agropecuaristas se uniram num processo de ações e tecnologias para o desenvolvimento das cadeias agropecuárias da região. Nós estamos aqui nesse modelo integrando várias instituições, a ABCZ e inúmeros parceiros na linha de fertilizantes, sementes, mostrando para o nosso produtor melhor tecnologia de ponta no sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta, fixando carbono no campo e buscando desenvolvimento em produção de proteína de alta qualidade”, finalizou o diretor.
O encontro encerrou no final da tarde desse sábado, 27, com mesa redonda entre os produtores participantes do evento, que expressaram entusiasmo em relação ao Dia de Campo e aos conhecimentos adquiridos. Para eles, a oportunidade de trocar experiências e aprender sobre novas tecnologias é fundamental para o aprimoramento de suas atividades no campo.
Participaram ainda técnicos e produtores dos municípios de Brejo Grande, Palestina e São Raimundo, do estado do Pará, São Miguel, Palmeiras, Araguatins, Buriti, Augustinópolis, Peixe, Guaraí, Tocantínia, Presidente Kennedy, Colinas, Paraíso, Araguaína,Nova Olinda, Filadélfia e Palmas.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°